Resenha – De Quem é esta História?

Não é novidade para nenhuma mulher o medo de andar sozinha na rua, especialmente à noite. Não é novidade ser julgada pela roupa, pela aparência, ser culpabilizada pelas violências que sofre. Não é novidade ser menosprezada no trabalho, ter suas falas interrompidas e suas ideias jogadas fora. E com tudo isso, ainda ser obrigada a sorrir sempre! Ser mulher, em nossa sociedade, não é nada fácil, e Rebecca Solnit, em seu novo livro, De Quem é Esta História?, lançado recentemente pela Companhia das Letras, grita verdades que alguns insistem em ignorar! (Papo Literário integra o Time de Leitores 2020. Cópia adquirida através da plataforma NetGalley).

Adquira De Quem é esta História?

A autora discute problemas sociais, envolvendo vários aspectos, mas, em especial, o gênero, de forma bastante clara e utilizando exemplos vivos, de pessoas reais, anônimas ou famosas. Tudo isso gera, no leitor e na leitora, uma maior proximidade com o assunto. Diria que especialmente na leitora. Afinal, com tantos exemplos de como o machismo está impregnado em cada espaço das nossas vidas, fica impossível não se identificar com pelo menos alguma das falas.

Esse modo de pensar, em que a inteligência é uma qualidade no homem e um defeito na mulher, é bem conhecido – terrivelmente bem conhecido.

Os capítulos curtos de seu livro são artigos de opinião que a jornalista e ativista escreveu para a mídia estadunidense e que conversam entre si de uma maneira muito interessante. Rebecca Solnit não se preocupa, aqui, em se debruçar sobre teorias, mas mostrar o que está acontecendo e discutir o que pode ou não ser feito, dialogando com diversos públicos e conseguindo, ao mesmo tempo, acolher e informar.

A autora vai questionar os protagonistas da História mundial. Afinal, por que tão poucas mulheres são estudadas na escola, enquanto temos que andar por tantas avenidas com nomes de homens famosos? Sabemos que sempre existiram mulheres fantásticas fazendo coisas incríveis, mas a dificuldade em chegar até elas é imensamente maior. E essa invisibilidade permanece nos dias atuais, com as obrigações impostas às mulheres através dos papeis de gênero que, quem foi mesmo que criou?

A implicação geral é que qualquer mulher que não seja um capacho de porta é uma dominatrix.

Alguns detalhes do livro, porém, chamaram minha atenção, pelo potencial de produzir certo estranhamento: o primeiro deles é que, nos últimos capítulos, os assuntos diretamente ligados ao feminismo foram, pouco a pouco, cedendo espaço à crise climática. Embora seja outro tópico de extrema relevância, foi inesperado encontrá-lo como protagonista em capítulos de um livro que leva o feminismo no subtítulo.

O segundo detalhe se refere aos exemplos usados pela autora. Fiquei um pouco incomodada com o fato de todos eles terem acontecido nos Estados Unidos. Claro que faz todo o sentido, já que se tratava de artigos previamente publicados na mídia local, mas eu não tinha conhecimento disso quando comecei a leitura, então esse fato me causou estranhamento. Ao mesmo tempo, foi interessante identificar algumas diferenças culturais e perceber como, ainda assim, o machismo e a misoginia acabam se manifestando de forma semelhante em culturas diferentes se tiverem a chance.

Kindle com a capa do livro De quem é esta História? em primeiro plano, com um caderno pautado aberto ao fundo e óculos de grau apoiados em cima do caderno.

De Quem é esta História? é um ótimo livro para quem gosta de não-ficção e atualidades, e que, talvez, não queira, nesse momento, pegar um livro mais denso sobre teoria feminista para ler. Só não garanto que você não vá querer partir para os livros teóricos em seguida…

Adquira De Quem é esta História?

Se você se interessou por De Quem é esta História?, compre com meu link de afiliada da Amazon! Você não paga nenhum centavo a mais pelo seu produto e ainda apoia meu trabalho, contribuindo para mais produção de conteúdos como esse!

Um comentário em “Resenha – De Quem é esta História?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: