Resenha – Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis

Durante a fase escolar, é comum ouvirmos as biografias de grandes nomes da História, inventores, cientistas, humanistas, “desbravadores”… homens brancos, em sua maioria (assunto, inclusive, largamente discutido em De quem é esta História?, livro recentemente resenhado por aqui). Esse é um reflexo da nossa sociedade misógina e racista, que busca invisibilizar constantemente mulheres e negros, que dirá mulheres negras, varrendo personagens e vidas incríveis para o anonimato! E é buscando fazer justiça a 15 dessas mulheres negras, valentes e determinadas, que Jarid Arraes derrama toda a sua poesia na literatura de cordel de Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, relançado em 2020 pela Seguinte, selo da Companhia das Letras. (Papo Literário integra o Time de Leitores 2020. O ebook foi cedido pela editora através da plataforma NetGalley).

Adquira Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis na Amazon

Ainda esse ano, minha amiga Gio, do blog Atraídos pela Leitura, fez um post bem interessante sobre Literatura de Cordel (para ler o post, é só clicar aqui) e eu percebi que nunca havia lido nada do gênero, ainda que esse tipo de escrita me causasse certo fascínio. Também foi esse ano que conheci Jarid Arraes, através de seus registros para o Diários do Isolamento, onde ela e mais alguns autores escreviam, para o blog da Companhia das Letras, sobre sua rotina, suas angústias e as expectativas que vieram com as mudanças causadas pela pandemia. Após pesquisar um pouco mais sobre seu trabalho, decidi que ela seria minha primeira cordelista.

Nas escolas não ouvimos

Essa história impressionante

Mas eu uso o meu cordel

Que também é importante

Para que você conheça

E não fique ignorante.

E que decisão acertada a minha! A autora escreve de uma forma belíssima, com versos capazes de nos carregarem para as histórias e de nos emocionarem profundamente! Jarid conta, com bastante propriedade, as histórias de 15 mulheres negras que pisaram o solo brasileiro e que lutaram corajosamente por seus ideais, através de armas ou através de palavras, mas sempre com determinação sem igual!

A leitura foi bastante rápida. A musicalidade e a linguagem bela de Jarid me embalaram de tal forma que mal vi o tempo passar! Ao final de cada um dos cordéis, uma breve biografia em prosa é apresentada a respeito da heroína homenageada, e todo o conjunto colabora para aguçar a curiosidade do leitor e da leitora, incentivando a busca de mais informações sobre essas incríveis mulheres.

A primeira romancista

Que foi negra e nordestina

Soube usar com esperteza

O fulgor da sua sina

Trabalhou suas palavras

Mesmo sendo clandestina,

Esse não é exatamente um livro novo, já havia sido lançado em 2017, pela editora Pólen, e agora é relançado pela Seguinte, contando com uma pré-venda com direito a autógrafo da autora e marcador de páginas em PVC, que vai até o dia 9 de outubro de 2020.

Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis é um daqueles livros que deveriam estar nas mãos de todas as pessoas, em todas as escolas, trabalhado de diversas maneiras. Mas, como eu não tenho esse poder, peço apenas que se permita levar pelo delicioso cordel de Jarid Arraes e conheça as histórias dessas mulheres, dessas heroínas que merecem ser sempre lembradas!

Adquira Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis na Amazon

Se você se interessou por Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, compre seu exemplar pelo meu link de associada Amazon! Você não paga nem um centavo a mais pelo produto e ainda apoia meu trabalho, com mais produção de conteúdo como esse.

2 comentários em “Resenha – Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis

Adicione o seu

  1. Que post perfeito! Fico feliz de ver que nos últimos tempos tem havido um esforço por parte de algumas pessoas para publicar autorxes negros que há muito estavam esquecidos ou que não tiveram suas obras reconhecidas na época em que foram publicadas. ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada! ❤️ Eu fico muito feliz também com essas iniciativas, especialmente porque a gente descobre cada autor e autora talentosos e que a gente simplesmente não conhecia! Esse livro da Jarid Arraes mesmo, é um primor!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: