Um convite nesse dia das crianças!

Eu pensei em uma infinidades de posts para fazer: livros disso e daquilo, resenha… mas depois me questionei: de que adianta indicar livros para as crianças se não as incentivamos a ler?

Muito se fala que as crianças não querem ler, mas como nós estamos introduzindo a leitura na vida delas? Não são poucos os relatos de pessoas que desenvolveram verdadeiros traumas com a leitura por serem obrigados a ler determinados livros no período escolar, sem aquele encantamento, a sensação da descoberta, mas apenas para fazer uma prova muito difícil sobre alguém que ele ou ela tinha que conhecer.

A leitura é, muitas vezes, tratada como obrigação, até mesmo por nós, adultos. E criança nenhuma gosta de uma atividade que ela é forçada a fazer! Isso sem contar o julgamento do que é literatura “de verdade”, menosprezando o que nossas crianças e nossos jovens gostam e querem ler, porque aquilo não é alta literatura, não vai mudar o mundo, é só um passatempo. Quem foi que disse isso?

E diante desse cenário, o que podemos fazer?

Eu não tenho uma resposta mágica, bem que eu gostaria, mas sei de algumas coisas que podem ajudar. A primeira delas é não tratar a leitura como obrigação! O momento da leitura, tem que ser agradável e instigante.

Descubra o que a criança gosta e proporcione a ela a oportunidade de leituras que estejam de acordo com sua personalidade.

A criança também aprende muito pelo exemplo. Se ela perceber que os adultos a sua volta estão lendo e achando essa uma atividade agradável, são grandes as chances dela se interessar também.

E aqui, a leitura em conjunto ajuda muito! Leia para a criança, desde sempre, conte-lhe histórias, mostre o livro, deixe que ela mexa nas páginas.

Dê livros de presente! É maravilhoso o brilho no olhar da criança quando ela rasga o papel e descobre aquele objeto mágico e colorido que estava ali encoberto!

É claro que nada garante que a criança se tornará grande leitora, mas há boas chances disso acontecer!

Se você quiser saber mais sobre como me tornei leitora (e de onde eu tirei boa parte do que eu escrevi aqui), leia meu texto Como se faz uma leitora? aqui no blog!

Compre na Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: