Resenha – O Que Ela Sussurra

Fuçando pela internet, encontrei um ditado popular no blog da Boitempo que diz: “A esperança é o pão dos infelizes”. E achei interessante trazê-lo para essa resenha, pois parecia ter tudo a ver com o livro. Afinal, O Que Ela Sussurra, o mais novo livro de Noemi Jaffe, publicado pela Companhia das Letras, aborda uma vida difícil, marcada pelas necessidades mais básicas, a perseguição e o que, para mim, quase pode definir a própria infelicidade. E ainda assim, havia esperança! (Minha cópia digital foi recebida em parceria com a editora, através da plataforma NetGalley. Papo Literário integra o Time de Leitores 2020.)

Adquira O Que Ela Sussurra na Amazon

O livro conta a história de Nadejda Mandelstan (e Nadejda significa esperança, daí o ditado popular), uma mulher que enfrentou uma vida extremamente difícil durante o regime totalitário da Rússia de Stálin. Em meio à pobreza criada pelo regime (onde uma blusa de renda era sinal de burguesia, segundo a personagem) e o frio duro do país, ela precisou ainda enfrentar a perseguição política, já que era casada com Óssip Mandelstan, um poeta que falava contra o regime e que fora capturado e morto pelo governo russo de então.

O terrível é ouvir gente dizendo que “tudo foi uma necessidade histórica” […]

Após a morte do marido, a vida de Nadejda não se torna mais fácil e ela passa a dedicar o resto de sua vida à memória e ao trabalho do marido. Os poemas de Óssip foram proibidos e quem tivesse cópias impressas deles poderia ser condenado. Então, Nadejda passa a sussurrar, todos os dias, por volta de 300 poemas, para que eles não fossem esquecidos.

Esse romance é um misto de ficção e realidade, como a própria autora conta em um vídeo produzido para o canal da Companhia das Letras. Isso porque não são todos os detalhes da vida de Nadejda que estão disponíveis ou que sobreviveram a ela, mas as lacunas parecem ter sido preenchidas com bastante coerência e, claro, muita qualidade, pela autora.

Óssip e eu seremos nomes, nossas dores serão folclore, nosso exílio, piada, os poemas, curiosidade.

O que mais me chamou a atenção nessa vida dura e um tanto quanto solitária de Nadejda é o quanto o machismo e o abuso conseguem tornar a vida de uma mulher ainda mais difícil em qualquer ambiente. Além de todos os problemas próprios do regime e da perseguição que estavam sofrendo, a nossa protagonista teve que conviver com descaso do marido, traições e uma série de outras coisas que são de cortar o coração e ferver o sangue! E depois de tudo isso, ela ainda dedicou sua vida a ele, tornando-se uma coadjuvante, até Noemi Jaffe trazer sua história para nós. E não apenas Nadejda, mas diversas mulheres que conhecemos através da protagonista e que exerciam o mesmo papel, sussurrando os trabalhos de seus maridos e vivendo por eles. Embora elas tenham sido de grande importância para que esses trabalhos não se perdessem, isso nos faz questionar os papeis de gênero e o quanto eles interferem em todos os aspectos da sociedade.

Além disso, ver o impacto de um regime totalitário na vida cotidiana é assustador! Observar que o sonho de riqueza de uma pessoa vivendo em um regime como esse pode ser um vaso sanitário para fazer suas necessidades fisiológicas é, no mínimo, triste. Pior ainda é perceber paralelos entre essa realidade e a nossa, mudanças algumas sutis, outras nem tanto, que nos deixam alertas para os acontecimentos a nossa volta. Porém, sobre esse assunto, eu quero indicar o artigo de Maurício Meireles para a Folha sobre esse livro, que está fantástico!

Moça de perfil, com um kindle em uma mão, mostrando a capa do livro O Que Ela Sussurra, e fazendo uma barreira com a outra mão na lateral do rosto, na bochecha, como se fosse cochichar para o kindle.

O Que Ela Sussurra é um livro denso e sofrido, mas que encerra em si reflexões preciosas. Além de retomar a vida de uma mulher que passou quase anônima pela História, ainda fornece muito material para pensar sobre nossa própria realidade.

Adquira O Que Ela Sussurra na Amazon

Se você se interessou por O Que Ela Sussurra, compre seu exemplar com meu link de afiliada Amazon! É uma forma de apoiar meu trabalho e contribuir para a criação de conteúdo do blog sem pagar nem um centavo a mais pelo seu produto!

2 comentários em “Resenha – O Que Ela Sussurra

Adicione o seu

  1. Nunca li nada da Noemi, já assisti algumas mesas literárias com ela, mas livro mesmo não li nada ainda. O mais bizarro de tudo isso é que para olhos desatentos essa historia passa por pura ficção, mas em nosso tempo os horrores que só víamos em ficção estão cada vez mais próximos da realidade… Curti a resenha, objetiva mas bem explicada e instigante.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ygor!

      Muito obrigada!
      É mesmo, as coisas andam muito mais estranhas do que a ficção ultimamente… Essa história quase passou como ficção para mim, eu soube que era inspirada em fatos reais depois de ter visto algo mais na editora sobre a obra.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: