Resenha – Limiar

Existe uma conversa de que os livros nos encontram no momento certo de nossas vidas. E eu só posso concordar! Em outros tempos, talvez o livro de Sidarta Ribeiro, Limiar, não fizesse sentido para mim. Porém, ao receber minha cópia digital no segundo semestre de 2020, eu já havia começado a questionar muitas das ideias prontas que existiam na minha mente, e isso fez com que eu conseguisse aproveitar muito mais o seu conteúdo. (Cópia recebida através da plataforma NetGalley. Papo Literário integra o Time de Leitores 2020 da Companhia das Letras)

Adquira Limiar na Amazon

O livro é dividido em 6 temas: ciência, drogas, educação, religião e religiosidade, sonhos e ambiente. Cada uma das seções é composta por ensaios, abordando diversos assuntos atuais, com novidades e questionamentos envolvidos.

A primeira seção se inicia com um capítulo impactante: o neurocientista apresenta um breve histórico das instituições brasileiras de ensino e pesquisa, sempre afetada pela política, evidenciando o momento perigoso em que nos encontramos. É um capítulo relativamente longo, mas que absorve completamente nossa atenção. Porém, embora os capítulos seguintes tratem de assuntos interessantes, senti qua faltou profundidade neles, ao menos o quanto eu esperava que tivesse em um livro, pois se assemelham a anotações, noticiários ou artigos de revistas de curiosidades.

Estamos imersos numa guerra cultural regressiva de teor orwelliano, em que paz significa guerra, verdade significa mentira, amor significa tortura e abundância significa fome.

Já as seções seguintes me pareceram mais aprofundadas, me chamando especial atenção os artigos sobre drogas. Esses textos me fizeram refletir sobre o quanto temos de preconceito com o tema e, por conta disso, muitas vezes deixamos de estudar a respeito, analisar os aspectos científicos envolvidos, como se fosse uma espécie de material explosivo do qual não se deve aproximar.

Limiar é um livro tranquilo de ler para quem gosta de assuntos científicos em geral e para aqueles que se interessam especificamente por algum dos 6 temas abordados, considerando as seções de maneira independente.

Adquira Limiar na Amazon

Se você se interessou por Limiar, adquira seu exemplar através do meu link de associada Amazon. Você colabora com meu trabalho e não paga nada a mais pelo seu produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: