Vila Rica de Ouro Preto, século XVIII. Ainda colônia portuguesa, o Brasil vive um de seus momentos mais marcantes. Os brasileiros desejam a liberdade e passam a tramar revoltas com esse fim. Assim se deu um dos mais interessantes capítulos da nossa história, a Inconfidência Mineira.

No livro “Confidências de um Inconfidentes”, o autor espiritual é o grande poeta de outrora, Tomás Antônio Gonzaga, famoso por obras como “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”. O poeta narra sua trajetória, desde sua infância até seu desencarne, trazendo detalhes de sua convivência com os outros inconfidentes e com seu amor, Maria Doroteia. O autor traz informações sobre a vida na época, as ambições, as tramas, os problemas políticos, perseguições e morte dos companheiros. (Adquira seu exemplar pela Amazon)
O romance é um tanto controverso, pois alguns afirmam que a médium, na verdade, teria se apropriado de informações históricas e romanceado, forjando uma obra psicografada, talvez até com algumas inconsistências. Se isso é verdade, não posso afirmar, mas vale a leitura.

Links para as obras relacionadas:
Confidências de um Inconfidente:
Marília de Dirceu:
Cartas Chilenas: