Alvorada Cristã

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje quero falar de um queridinho do meu coração, que me acompanha desde quando eu nem sabia ler e era minha mãe quem desbravava o lindo mundo da leitura comigo: o livro Alvorada Cristã, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Neio Lúcio, atualmente editado pela FEB (você pode adquirir seu exemplar pelo link: Amazon ou Livraria da Travessa)

Adquira Alvorada Cristã
AlvoradaCrista

Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1948 e vem encantando gerações desde então. Trata-se de uma coletânea de contos, com a proposta de educar as “mentes juvenis”, segundo prefácio assinado por Emmanuel. A nova edição está uma graça, com páginas coloridas e desenhos para prender a atenção das crianças. Esta obra faz um ótimo papel na educação dos pequenos, pois, além de despertar a imaginação e o interesse pela leitura, ainda planta sementes do bem, que poderão se desenvolver e dar vários frutos mais tarde.

Mas o que o mentor espiritual nos diz é que não apenas as crianças podem ser educadas através das histórias narradas no livro, mas qualquer mente que esteja disposta a receber novas ideias, já que é possível interpretar o texto em vários níveis, do mais simples, pelo olhar de uma criança, ao mais profundo, analisando as personalidades humanas, preceitos da Doutrina Espírita, entre outros aspectos. O livro funciona como um curso de iluminação espiritual, contendo “avançadas noções de justiça e bondade”. Assim, não é difícil o leitor se pegar observando as próprias atitudes tendo por base um dos contos do livro.

Mas quem seria Neio Lúcio, o autor deste intrigante e versátil livro?

Cneio Lucius é um dos personagens do romance 50 anos depois, de Emmanuel, avô de Célia Lucius, a protagonista, que padece os mais variados martírios em nome do amor maior. Cneio Lucius parece ser o único a compreender o coração da jovem, voltado então para o cristianismo nascente. Desde essa encarnação, demonstra uma grande sensibilidade e avanço moral.

Encontramos o mesmo espírito reencarnado como o professor Jaques Duchesne Davenport, no romance Renúncia, quando demonstra seu grande amor pela educação dos mais jovens, cuidando de muitas crianças de sua região, o que me fez lembrar muito outro professor famoso no meio espírita, Pestalozzi, mestre de Kardec, com sua pedagogia do amor.

À época de Chico Xavier, o encontraremos na personalidade de Arthur Joviano, educador, jornalista e escritor, pai de Rômulo Joviano, que foi o chefe do médium na Fazenda Modelo onde trabalhou. Arthur Joviano teve grande importância na educação da região em que residia, tendo lutado pela alfabetização do maior número de crianças possível. Faleceu em 14 de dezembro de 1934, na cidade do Rio de Janeiro.

Fazendo uma breve análise das encarnações conhecidas desse espírito, percebe-se o seu comprometimento com a educação das mentes infantis, ao qual dá continuidade com diversas obras psicografadas, agora voltadas a educação moral. Também é de autoria de Neio Lúcio os volumes de A Vida Fala (A Vida Fala – Volume 2 – Amazon), outros companheiros de minha infância.

Com a dica de leitura de hoje, quero deixar meu apelo aos corações dos adultos: leia para sua criança! É importantíssimo despertar o interesse pela leitura e pelo saber desde cedo, a leitura abre portas, ajuda a pensar com clareza, a sair da zona de conforto, a olhar para o outro com mais compreensão e empatia, além da parte intelectual, tão importante e escassa nos dias de hoje. Encerro com uma citação de Emmanuel, no prefácio do livro de hoje.

Adquira Alvorada Cristã

Boas leituras!

Necessário, pois, semear pensamentos enobrecedores e santificantes, amparando a mente que recomeça a lição de aprimoramento individual.

Esquecer a infância e a juventude será desprezar o futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: