Os Últimos Seis Dias de Jesus

Já pensou poder voltar no tempo e ver com seus próprios olhos a semana que antecedeu a volta de Jesus aos céus? Foi o que aconteceu a Jamiro dos Santos Filho, como nos conta em seu livro Os Últimos Seis Dias de Jesus, editado pela EBM em 2012, em maravilhosas 328 páginas. (Você pode adquirir seu exemplar pelo link: Os Últimos Dias de Jesus.) Este foi o livro discutido na reunião desse mês do grupo Chá com Livros.

Adquira Os Últimos Seis Dias de Jesus

O autor inicia seu livro contando que, em sonho, teve um encontro com seu protetor espiritual, que lhe disse haver chegado a oportunidade para que ambos pudessem rever a Jerusalém dos tempos de Jesus e acompanhar Seus últimos seis dias. O amigo exulta, pois sempre tivera curiosidade com relação a algumas passagens dos evangelhos que não conseguira compreender totalmente, devido às diversas figuras de linguagem que se utilizava na época e naquele povo, além de sentir imensas saudades de uma época, de um lugar e de alguém que supunha ter conhecido.

E assim, Jamiro, e com ele nós mesmos, iniciamos a jornada às portas de Jerusalém, aguardando sua entrada na cidade para os eventos da Páscoa. Em uma narrativa envolvente, que nos transporta para aqueles dias há mais de dois mil anos, o autor narra com detalhes os acontecimentos que culminaram no desencarne do Messias. A descrição dos personagens, das cenas, dos diálogos, faz o leitor ter a sensação de que também está apenas recordando os fatos.

Osúltimos3

O livro é divido em seis seções, cada uma correspondendo a um dia da semana, inciando no domingo e finalizando na fatídica sexta-feira, com capítulos relativamente curtos, mas de muita profundidade. A narrativa não apresenta novidades no que se refere às descrições encontradas no Novo Testamento, mas conecta os fatos que, por vezes, parecem relatos soltos, e traz algumas possíveis interpretações para as ações e falas de Jesus, descritas de forma tão poética nos evangelhos. Além disso, foi interessante notar a convergência das informações contidas neste livro e em Há dois mil anos, livro de Emmanuel (já resenhado por aqui), em especial no capítulo em que todos aguardam a decisão de Pôncio Pilatos.

As relações de Jesus com seus amigos são bastante exploradas na obra. A amizade de Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, a coragem desta última de adentrar a sala cheia de homens, coisa inadmissível para a cultura judaica da época, para lavar os cabelos, os braços e os pés de Jesus com um perfume tão caro para sua condição. O amor dos apóstolos e também de Jesus por todos eles, toda a emotividade do Mestre e a compreensão das fraquezas de seus amigos tão próximos do coração. E Maria! Ah, Maria de Nazaré! Descrita como um anjo encarnado, talvez a única a compreender a dimensão do amor de Jesus pela humanidade. A cumplicidade de Mãe e Filho me fez pensar desde que era eles se conheciam e quais as ligações espirituais entre os dois!

Osúltimos7

(caiu uma lágrima aqui…)

Mas o principal, na minha visão, é a reflexão que a obra traz em torno de nosso compromisso com o Mestre. Quando Ele esteve aqui, há mais de dois mil anos, não Lhe demos crédito, O colocamos na cruz, zombamos de Seus ensinos e de Sua brandura. Até quando fugiremos de Jesus? Até quando recusaremos Seus ensinos? Quanto tempo mais levaremos para seguir Seus passos? Muitos séculos já se passaram, muitas vidas já vivemos e ainda estamos aqui, receosos e teimosos. Mas Jesus nos espera, meigo, amoroso, paciente e de braços abertos. Vamos dar nossos primeiros passos, ainda vacilantes, mas em direção a Ele?

Adquira Os Últimos Seis Dias de Jesus

Boas leituras!

Um comentário em “Os Últimos Seis Dias de Jesus

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: