O Touro Ferdinando

Em 2018, um touro muito fofo e gentil invadiu as telas do cinema e conquistou os corações de crianças e adultos por todo o mundo. Um touro grande e forte que só queria saber de cheirar as flores. Mas você sabia que essa história é inspirada em um livro? Em 1936, Munro Leaf escrevia uma história voltada ao público infantil que atravessaria gerações e nos encantaria muitas décadas depois. O Touro Ferdinando foi lançado no Brasil em 2017 pela editora Intrínseca, contando com as ilustrações originais de Robert Lawson, tradução de Flora Pinheiro e 72 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira O Touro Ferdinando

Ferdinando não é um touro qualquer. Enquanto todos os outros querem ser o mais forte para lutar nas touradas de Madrid, Ferdinando deseja apenas sentar-se embaixo de uma árvore e cheirar as flores. Um dia, alguns “olheiros” das touradas se aproximam do rebanho ao qual Ferdinando pertence e os touros procuram mostrar suas habilidades, para serem os escolhidos das próximas lutas. Mas não Ferdinando, ele se encaminha para sua árvore, para cheirar as flores. Porém, ao sentar-se, não percebe uma abelha que estava por ali e é picado. Ao sentir a dor, Ferdinando começa a correr, dar cabeçadas, agir como um louco. Assim, ele é o escolhido para ser levado a Madrid. O final da história? Você terá que ler o livro.

Ferdinando02

O Touro Ferdinando foi escrito por um americano, embora ambientado na Espanha, e publicado alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola eclodir. Apesar de hoje ser uma história bastante reconhecida e já ter sido traduzida para mais de 60 idiomas, a obra foi proibida em muitos países na época de sua publicação, por ser considerada “pacifista”. Muitos países passavam por regimes ditatoriais e fascistas no período.

A história de Ferdinando era e continua sendo muito necessária pelos valores que apresenta. Não precisamos ser aquilo que o mundo espera que sejamos, podemos ser o que queremos ser e está tudo bem. Não precisamos ter atitudes violentas porque o mundo está caótico, é possível devolver com gentileza o mal. Ferdinando nos ensina a sermos tolerantes, seguros, autênticos e (por que não?) inclusivos, pois o importante é ser feliz, respeitando a si e ao outro, promovendo a paz.

Ferdinando03

Em 1938, a Disney produziu um curta, que lhe rendeu um Oscar, com a história de Ferdinando. Foi o meu primeiro contato com o touro gentil, lembro-me até hoje do VHS com os diversos curtas gravados e as falas, engraçadíssimas para a criança que eu era, do touro e sua mãe (que era uma vaca!). Ainda é possível assistir o curta no YouTube (e deixo o link aqui para quem quiser assistir), mas a dublagem não é a mesma daquela época. O curta metragem é bastante fiel ao livro, que, sendo infantil, é bastante curto e direto. E é uma graça!

Ferdinando04

Quando eu soube da produção do longa-metragem da história, fiquei muito feliz. Aliás, tem sido uma época maravilhosa para alimentar minha criança interior, relembrando minha infância deliciosa! Carlos Saldanha, brasileiro, diretor de filmes de sucesso, como A Era do Gelo e Rio, dirigiu também este longa pela Blue Sky Studios. A produção levou 7 anos porque deu bastante trabalho, além do que já é esperado de um filme como este, adaptar o roteiro, já que era necessário adicionar muitos elementos sem perder a essência da obra. Para mim, ficou perfeito! O pessoal que trabalhou na produção do filme está de parabéns, pois é um filme lindo e bem adaptado.

Então, para hoje, indico o livro, para você adulto e você criança, o curta-metragem e o longa-metragem, pois são todos maravilhosos! Depois me conta o que achou!

Adquira O Touro Ferdinando

Bom filme e boas leituras!

Um comentário em “O Touro Ferdinando

Adicione o seu

  1. Perfeito carol..principalmente da parte da nossa criança interior muitas veses esquecida por nós mesmos..assistir o filme fez voltar a sentir aa alegrias e apreensões de uma criança..parabéns. muito instrutivo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: