Boa Nova

Muito se fala sobre a vida de Jesus. O Novo Testamento tem 4 evangelhos dedicados à descrição de sua vida e seus ensinamentos, ainda que de forma por vezes enigmática e bastante sintética. Muitos teólogos e pensadores discutiram e discutem sobre aspectos de suas pregações, de seus atos, de suas experiências. Mas como terá sido Jesus amigo? Como terá sido conviver de pertinho com o Mestre? Quais as conversas que surgiam à mesa ou nos momentos de intimidade com os discípulos? O livro Boa Nova nos faz crer que estamos vislumbrando esses momentos tão doces e sublimes, escrito por Humberto de Campos, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier. A obra foi lançada pela primeira vez em 1941 e está em sua 37ª edição, pela FEB, contando com 221 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Boa Nova
BoaNova07

A obra é composta por 30 capítulos, indo desde a infância de Jesus até alguns anos após seu desencarne na cruz, cada um deles com foco na interação do Mestre com algum de seus discípulos ou outro personagem bastante significativo dentro do Cristianismo. Essas narrativas são sempre parte de algum momento particular, em que o seguidor ou seguidora expões suas dúvidas e angústias a Jesus, recebendo consolo e um grande ensinamento do Cristo.

BoaNova09

Os apóstolos são normalmente retratados como figuras muito superiores a nós, considerados santos pela Igreja Católica, por exemplo. De fato, podemos dizer que estes espíritos já alcançaram patamares mais elevados que nós, porém, Humberto nos mostra que, no início, eles eram “gente como a gente”, apresentando dúvidas como as nossas, defeitos como os nossos, brigando entre eles como nós também o fazemos muitas vezes. Isso nos enche de esperança de, quem sabe um dia, ser como eles também.

A linguagem poética e detalhada do autor nos envolve de tal maneira que nos sentimos dentro da história, pertinho do Mestre e das paisagens por onde Ele passou. É possível que o leitor sinta mesmo uma saudade estranha daquele tempo e daquelas cenas que não viveu (será?).

BoaNova13

Há um bom destaque para as principais figuras femininas que acompanharam Jesus, por vezes negligenciadas pela nossa História: Joana de Cusa, Maria de Magdala e Maria de Nazaré contam com capítulos exclusivamente delas, os mais belos em minha opinião, destacando a força e abnegação dessas mulheres tão incríveis. Maria de Nazaré tem, merecidamente, o capítulo mais longo, mais belo e mais emocionante de todos, encerrando com chave de ouro essa obra magnífica.

BoaNova16

Um ponto negativo do livro é que ele acaba, mas isso pode ser resolvido com a releitura da obra, sempre muito bem-vinda! É uma excelente leitura complementar para o habitual Evangelho no Lar e digna de ser estudada em detalhes. Quem sabe, no futuro, não façamos um estudo dos capítulos aqui no blog…

BoaNova01

E por falar em estudos detalhados, o orador espírita Haroldo Dutra Dias tem uma série de palestras lançadas em DVD chamada série Boa Nova, em que estuda as histórias contidas no livro de Humberto de Campos. Um primor de estudo! O projeto ainda está em andamento, mas já tem vários capítulos com estudos disponíveis.

BoaNova02

A nova capa está padronizada com as demais obras de Humberto de Campos no novo projeto gráfico da FEB Editora, mas eu gosto muito de uma capa antiga, que parece um embrulho de presente. Acho bastante significativa, pois esse livro é mesmo um presente da espiritualidade para a humanidade encarnada. Aproveitemos!

Adquira Boa Nova

Boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: