Estudando Gênesis à luz do Espiritismo

Dentro da comunidade espírita, é bastante comum que as pessoas desconheçam o Velho Testamento. Há uma crença de que seria um livro arcaico, talvez ultrapassado e um tanto absurdo, e que Jesus tornara obsoleto com sua vinda. Esquecemo-nos de que Jesus e seus apóstolos eram judeus e viviam inseridos nessa cultura. Pensando nisso, Haroldo Dutra Dias, palestrante espírita, grande estudioso da cultura hebraica e conhecedor das línguas hebraica e grega clássica, iniciou uma série de estudos voltados ao Antigo Testamento que recebe seu primeiro volume em livro em 2018, sob o título Estudando Gênesis à luz do Espiritismo, vol. 1, lançado pelo Instituto SER, contando com 176 páginas. (Adquira seu exemplar pelo nosso link e ajude o blog a crescer!)

Adquira Estudando Gênesis à Luz do Espiritismo

Os estudos do Antigo Testamento, promovidos por Haroldo Dutra Dias, se iniciaram já há algum tempo em reuniões que foram transmitidas no formato de vídeo no YouTube e que hoje estão disponíveis no portal Espiritismo.TV, começando com o livro de Levítico e posteriormente passando ao livro de Gênesis. Assim sendo, a obra escrita é uma organização dos estudos muito bem feita por Eleonora Escobar Tosetto, Josiane Guimarães Botteon e Melissa Diniz, com base nos primeiros vídeos disponibilizados ao público.

A necessidade de se estudar o Antigo Testamento vem justamente do fato de Jesus estar inserido naquela comunidade. Ele falava para judeus, inicialmente, utilizava sua linguagem, sua poesia, suas referências. Compreender o Antigo Testamento, ainda que parcialmente, ajuda a compreender melhor o Novo Testamento e melhor ainda o Espiritismo, já que um se derivou do outro. E o livro de Gênesis é a base para todos os demais livros da Bíblia, em todo momento há referências à ele, seja em outros livros do próprio Antigo Testamento, seja nos escritos dos evangelistas.

“É importante ressaltarmos que a narrativa hebraica é diferente da ocidental. Os hebreus narram em círculos, ou melhor, em espiral. Informam algo, depois repetem e acrescentam outra informação, repetem novamente e acrescentam mais um detalhe.”

O primeiro volume de uma promissora série de livros de estudos do Gênesis procura estabelecer as bases para a compreensão deste livro, apresentando e explicando a estrutura e a temática central do texto, bem como as formas de interpretação do próprio povo judeu que, afinal, é o autor da obra. Além disso, as interpretações feitas para Gênesis são baseadas sim nas obras de Allan Kardec e complementares do espiritismo, especialmente as de Emmanuel, mas sem menosprezar os estudiosos de outros segmentos religiosos que se debruçaram sobre o livro anteriormente.

Para o leitor que não está habituado a esse estudo, o volume pode parecer arrastado e até um pouco repetitivo, mas esse é um recurso necessário para situar o estudioso e que será de grande valia conforme o estudo avançar. O primeiro volume foca bastante nos conceitos básicos, portanto, e começa a arranhar os primeiros dias da Criação. Traz ainda um diálogo inter religioso com a irmã Aíla Pinheiro, uma freira muito amiga de Haroldo Dias e doutora em Teologia Bíblica com ênfase em Judaísmo, e um capítulo bônus, publicado originalmente no livro Celeiro de Redenção, de vários autores espíritas.

“Mas o certo é que a literatura do Velho Testamento é um patrimônio cultural do povo hebreu. Durante 1.500 anos até a chegada de Jesus, e mesmo depois, os hebreus continuam sendo os guardadores e os cuidadores do que – conforme aprendemos na Doutrina Espírita – constitui o patrimônio espiritual da primeira revelação.”

O livro foi lançado em meio às comemorações dos 150 anos da obra A Gênese, de Allan Kardec, e já há rumores no Portal SER da produção do segundo volume. Ao leitor, aconselho o livro, mas também os estudos em vídeo disponibilizados, como já comentado, no portal Espiritismo.TV.

Adquira Estudando Gênesis à Luz do Espiritismo

Bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: