Recentemente, fui apresentada a uma singela coleção de livros por uma amiga. Trata-se de três volumes que descrevem a trajetória de um grupo religioso que já citamos por aqui, os valdenses. Essa coleção foi escrita por um pastor e teólogo valdense de nome Giorgio Tourn.

A coleção começa narrando os acontecimentos de Pedro Vaux e seus seguidores, ainda na cidade de Lyon; passa a contar sobre a formação de uma comunidade valdense na região da Lombardia, na atual Itália, onde começam algumas variações nas características de seu culto, dadas as diferenças culturais das regiões.
São descritas as perseguições atrozes sofridas pelos adeptos da nova denominação cristã, que por muito tempo se considerou parte da Igreja Católica, sua união aos novos movimentos protestantes de Calvino e Lutero, como conseguiram implantar o novo culto na recém-descoberta América e os desdobramentos para a religião depois de terminadas as perseguições religiosas no ocidente.
Os livros estão em espanhol (não sei informar se foram traduzidos em português ou em alguma outra língua). Cada capítulo traz textos históricos muito interessantes sobre a trajetória da religião e de seus adeptos, com discursos, editos, acusações, etc. A narrativa é muito rica, porém tendenciosa, o que não é um problema, já que o livro foi escrito por um valdense, como forma de fazer conhecida a história da religião. Mas, para aqueles que preferem uma narrativa mais imparcial, fica o aviso.
Gostei muito da leitura, indico a todos que gostam de história e de conhecer novas formas de pensar e acreditar.