Amoras e o empoderamento infantil

Oi pessoal, como vão vocês?

Hoje quero falar sobre uma obra infantil, lançamento do selo editorial Companhia das Letrinhas, que eu achei um primor! Antes, deixe-me explicar como o livro chegou a mim:

No início do ano, me inscrevi com o blog para ser parceira da Editora Schwarcz SA e seu selos (entre eles, o selo Companhia das Letras e o Companhia das Letrinhas), mas não fui selecionada. A editora, então, ofereceu-se para enviar livros, mesmo sem a parceria oficial, sem compromisso, o que eu (claro!) aceitei. Então, sim, este post tem seu lado merchandising, mas quero informar que a opinião colocada aqui é sincera.

Por falar nisso, gostaria de pedir a ajuda de vocês, já que tentarei novamente a parceria no próximo ano, e quanto maior o envolvimento dos leitores nas postagens, maiores as chances de conseguirmos a parceria. Então, compartilhem o blog, comentem, curtam, sigam! Assim, teremos cada vez mais livros, mais indicações e maior aprofundamento no universo literário!

Vamos ao livro!

Amoras

Amoras

O livro é o primeiro do rapper Emicida e foi lançado nesse mês, outubro de 2018, pelo selo Companhia das Letrinhas, dedicado a literatura infantil (você pode adquirir o seu aqui na Amazon ou Livraria da Travessa). A obra é inspirada em um diálogo que o autor teve com sua filha, Estela, de 7 anos, que também deu origem à música “Amoras”. Nesse diálogo, o pai fala com sua filha sobre as amoras, dizendo que as pretinhas é que são as melhores e sua fica feliz, respondendo: “Papai, que bom, porque eu sou pretinha também!”.

Adquira Amoras

O livro traz a proposta do empoderamento de crianças parte das minorias, nesse caso específico, as meninas negras. Já foram feitos alguns vídeos, alguns estudos, de que essas crianças não se sentem representadas em nossa sociedade, já que muitas vezes são as bonecas brancas as “mais bonitas”. Desde cedo, as crianças se defrontam com os padrões determinados pela sociedade do que é bom e do que é ruim, de acordo com as associações que se faz com o gênero, a etnia, a orientação sexual, a religião (ou a falta dela), entre vários outros aspectos. Muitas vezes não percebemos e acabamos adotando e reforçando esse tipo de comportamento. Por isso a importância de obras como essa, que possam mostrar às crianças que elas tem valor independente da cor da pele. É bom para crianças negras, que passam a ter uma representatividade, podendo, portanto, crescer se sentindo parte da sociedade. Mas também é bom para crianças brancas, que crescem encarando o mundo de outra forma, aceitando as diferenças como algo normal em uma sociedade. Claro que o livro não faz cumprir esse papel sozinho, é necessário o engajamento principalmente dos pais, primeiros modelos e exemplos de seus pequenos, para que essa mensagem não se perca.

Ainda na questão étnica, Emicida traz importantes representantes negros, como Zumbi dos Palmares e Martin Luther King, o que dá ainda mais ênfase ao caráter empoderador da obra. O autor coloca em sua obra, também, referências a outras religiões, não tão aceitas em nossa sociedade, como o islamismo, em uma referência a Alá, e à mitologia yorubá, de cultura africana, em que cita Obatalá, o grande orixá e criador do mundo.

Ao final do livro, existe um glossário sobre termos que aparecem na obra e que estão relacionados a origem africana da humanidade e das religiões e pessoas citadas no decorrer do texto, auxiliando a criança e o adulto a compreender mais sobre sua origem e a importância das lutas abraçadas por essas minorias.

A ilustração, a cargo de Aldo Fabrini, é incrível! Traços simples, lindos e de um colorido deslumbrante, usando muitas cores quentes, em especial os tons de vermelho, marrom e alaranjado, o que casa muito bem com a temática da obra.

Como disse antes, um livro primoroso, não só para as crianças, mas também para os adultos. Um livro com a proposta de auxiliar na mudança de nossa sociedade, mudança que já começou, mas que ainda possui longo caminho pela frente!

E você? Já leu esse livro? Conhece outros com temática parecida para nos indicar? Deixe seu comentário, quero saber sua opinião!

Adquira Amoras

Boas leituras!

4 comentários em “Amoras e o empoderamento infantil

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: