Biografia de Allan Kardec

França, século XIX. Fenômenos estranhos chamam a atenção do público. Mesas que giram, flutuam e respondem as perguntas do público. Um professor cético, a convite de um grande amigo, resolve verificar o que está acontecendo e comparece a uma das sessões promovidas para deleite das pessoas. Convencido de que o fenômeno é real, após uma série de análises, o professor Rivail, como é próprio de seu temperamento, decide fazer algo útil e inicia os questionamentos aos espíritos sobre as coisas que perturbam o ser humano desde eras remotas. É mais ou menos assim que nasce o Espiritismo e essa história é bastante conhecida dos seguidores da religião. Mas quem foi o professor Rivail? Como ele encarava os acontecimentos de sua vida e sua missão? Como fora sua vida? O livro Biografia de Allan Kardec, publicada pela Companhia Editora Nacional em 2015 e contando com 216 páginas, é um bom lugar para começar a procurar por essas respostas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link da Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer)

Adquira Biografia de Allan Kardec

Henri Sausse, o autor, inicia a obra com a transcrição de um discurso proferido por ele mesmo em Lyon, cidade natal do codificador, por ocasião do aniversário de falecimento de Allan Kardec, em 1896. Já neste discurso, ficamos sabendo, ainda que de forma resumida, um pouco mais da trajetória de Kardec, sua personalidade, os percalços enfrentados por ele. Os demais capítulos são formados principalmente por excertos da Revue Spirite, onde Kardec responde a ataques, críticas ou comenta um pouco sobre os obstáculos enfrentados pelo espiritismo nascente e também sobre as alegrias do progresso das comunidades espíritas pela França.

Ao final, estão alguns trechos do livro Obras Póstumas, onde o próprio Kardec comenta sobre o processo de surgimento da codificação, alguns diálogos com os espíritos colaboradores e impressões próprias. No último capítulo, há a transcrição de uma mensagem do próprio Allan Kardec, depois de desencarnado, para o autor do livro, comentando a respeito da biografia que estava, então, em processo de elaboração.

BiografiaKardec5

Em comparação com o biografia de Kardec escrita por Marcel Souto Maior (você pode adquirir pelo link: Kardec), a obra de Henri Sausse pode parecer fraca, já que não é romanceada, traz vários trechos de outras obras e é bem mais fina. Porém, cabe salientar que, quase tudo o que se sabe hoje sobre Kardec (inclusive o que está na obra de Marcel Souto Maior) se deve às pesquisas de Sausse, que investigou a vida do professor Rivail a fundo, entrevistando pessoas que conviveram com ele e recolhendo as transcrições de discursos de seus seguidores. Além disso, Sausse fora contemporâneo a Kardec (o prefácio de sua obra é assinado por Léon Denis ainda encarnado), e ler sua obra nos transporta aos tempos da França de Kardec, com uma contextualização do momento histórico, deixando a sensação de estarmos mais próximos do mestre lionês.

Assim, recomendo ambas as biografias, mas aconselho iniciar pela de Henri Sausse, justamente pela sensação de proximidade que ela traz. Lembro a todos que a biografia produzida por Marcel Souto Maior foi adaptada para o cinema e será lançada 16 de maior deste ano.

BiografiaKardec6

Para finalizar, uma polêmica: no meio espírita, há alguns comentários referentes a possibilidade de Chico Xavier ser Allan Kardec reencarnado, embora não seja consenso. De fato, na obra de Sausse, fica claro que Kardec reencarnaria para continuar os trabalhos em prol do espiritismo e que não demoraria muito, segundo informações que ele próprio recebera dos espíritos em vida. É inegável que Chico Xavier fez muito pelo espiritismo no Brasil, divulgando a doutrina, consolando pessoas e conquistando o respeito dos não adeptos. Porém, Chico Xavier nasceu em 2 de abril de 1910 e a comunicação recebida pelo Groupe Espérance de Lyon, do qual Sausse fazia parte, atribuída a Allan Kardec, data de 18 de abril de 1910. Assim, por conflitos de datas, acredito não ser possível que ambos sejam o mesmo espírito. Claro que a conclusão é individual e essa polêmica ainda se arrastará por algum tempo entre os espíritas.

Adquira Biografia de Allan Kardec

Boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: