Evolução em Dois Mundos

Chegamos ao décimo livro da série A Vida no Mundo Espiritual, escrito pelo espírito André Luiz, mas não apenas através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. Atualmente em sua 27ª edição pela editora FEB, com 246 páginas, Evolução em Dois Mundos foi trazido ao plano físico, em 1958, pela mediunidade de Waldo Vieira, em conjunto com a de Chico Xavier, bem antes que o primeiro se desligasse do Espiritismo. Conta-se que os capítulos pares foram recebidos por Chico em Pedro Leopoldo, aos domingos, enquanto os capítulos ímpares foram recebidos por Waldo em Uberaba, às quartas-feiras. Uma obra composta de forma tão interessante e incomum não poderia ser menos que fabulosa. Trata-se de minha obra preferida das escritas por André Luiz. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Evolução em Dois Mundos

Sinopse

Psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, Evolução em dois mundos divide-se em duas partes. A primeira relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual e mecanismo da mente, entre outros. Já a segunda parte reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto.Aliando conceitos científicos e evangélicos, o Espírito André Luiz promove um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos dois planos de nossa existência – o mundo material e o mundo espiritual -, estabelecendo um desafio intelectual a todos que praticam e desejam conhecer a Doutrina Espírita.

A obra inicia-se com conceitos retirados pelo próprio autor espiritual das obras de Allan Kardec, a fim de preparar o leitor para os conteúdos apresentados no decorrer do livro e de fundamentá-lo nas bases da Doutrina Espírita. O que se segue é o estudo mais incrível que eu já vi sobre a evolução da vida, considerando os aspectos físicos e espirituais, trabalhado em duas partes: a primeira diretamente com o estudo da evolução e a segunda composta de perguntas e respostas sobre aspectos da vida espiritual.

André Luiz, tendo sido médico quando encarnado, possui vasto vocabulário das áreas biológicas e faz uso disso em sua obra. Por isso mesmo, muitos o consideram um livro extremamente difícil. Apesar de não ser recomendado a iniciantes, por tratar de assuntos mais complexos que requerem certa bagagem, a questão linguística pode ser facilmente resolvida com dicionários e pesquisas na internet e livros especializados. A obra é de grande importância dentro do espiritismo e estudos sobre ela são altamente recomendados, em especial, estudos em grupos, para haver discussão e troca de impressões.

De minha parte, acredito que Evolução em Dois Mundos complemente, de certa forma, a obra de Emmanuel, A Caminho da Luz (com estudo próprio aqui no blog). Enquanto Emmanuel mostra a visão espiritual dos fatos históricos que compõem nossa jornada enquanto humanidade, André Luiz descreve a nossa jornada enquanto organismos vivos, espírito e carne, parte da Natureza e da Criação. O autor espiritual mostra, dessa forma, como a Ciência terrena e o Espiritismo se complementam nesses aspectos, pois a ciência sem a espiritualidade fica míope, enquanto a espiritualidade sem a ciência, carece de comprovações e fica relegada ao terreno da crença pura e simplesmente.

Evolução2

E por falar em Ciência… durante minhas pesquisas na internet para compor essa postagem, verifiquei (sem surpresa) a existência de alguns comentários tratando o livro como uma possível farsa, pois algumas pessoas formadas em áreas científicas contestavam trechos em que André Luiz comenta aspectos da ciência que já nos é possível conhecer. Confesso que olhei apenas os primeiros comentários e não dei continuidade, pois me pareceram apenas céticos tentando confrontar algo que já não acreditavam antes mesmo de verificar, ou seja, já se encontravam predispostos a contestar, independente do que encontrassem. Apegaram-se a termos que interpretaram de forma insuficiente e utilizaram de intransigência para avaliar a obra.

Admito que não sou conhecedora de todas as teorias científicas e que, assim como todo ser humano, por vezes me equivoco. Ainda assim, afirmo que li a obra por mais de uma vez e que ela não contradiz em nada o que aprendi em todos os meus anos de estudos, seja no colégio, na faculdade de Química, em leituras de revistas de científicas ou cursos extras. Pelo contrário, apenas ampliou a minha visão. É claro que precisamos ter cuidado com o lemos e analisar criteriosamente o que nos chega, mas tomemos cuidado para acabarmos enxergando coisas que não estão ali.

Evolução em Dois Mundos ocupa um lugar muito especial em meu coração e em minha prateleira e é um livro que defenderei sempre e peço a todos que lhe deem uma chance, pois trata-se de uma joia trazida do plano espiritual, por mãos mais que capacitadas, como um presente para nós. Aproveitemos!

Adquira Evolução em Dois Mundos

Boas leituras!

2 comentários em “Evolução em Dois Mundos

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: