Mecanismos da Mediunidade

A comunicação entre “mortos” e “vivos” sempre aconteceu. Para algumas religiões, ela é proibida, para outras aconselhável. Mas de que forma se processa a comunicação entre os dois planos da vida? O que acontece com o corpo material de um médium quando está transmitindo a comunicação de um espírito desencarnado? Como acontece esse intercâmbio? Esse é o tema principal do 11º livro da série A Vida no Mundo Espiritual, escrito por André Luiz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier (capítulos pares) e Waldo Vieira (capítulos ímpares), publicado pela primeira vez em 1960 e presentemente em sua 28ª edição pela FEB editora, contando com 183 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Mecanismos da Mediunidade

Sinopse:

O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Filosofia que se relacionam ao tema.Com psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o autor espiritual esclarece que, além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus e entrar em comunhão com o plano superior, buscando o aprimoramento do espírito sob as diretrizes do Evangelho de Cristo.

Assim, como em Evolução em Dois Mundos, André Luiz inicia a obra com excertos das obras de Allan Kardec, fundamentando seus comentários no decorrer do livro. Em seguida, como já é de praxe, Emmanuel prefacia o livro e cita diversas passagens em Atos dos Apóstolos que descrevem fenômenos mediúnicos ocorridos com os primeiros seguidores de Jesus, demonstrando que mediunidade não é algo tão recente assim ou que nasceu com o Espiritismo, mas algo que conhecíamos por outros nomes.

André Luiz começa os capítulos descrevendo conceitos da Física, como átomos, ondas e radiação, para situar melhor o leitor e também preparar o terreno para as diversas analogias que se seguem com relação aos dois planos da vida. As descrições científicas do autor espiritual não são novidades para os estudiosos, mas deixa uma pulga atrás da orelha sobre outros “mecanismos” não explicitados por André.

Mecanismos3

Assim como no livro anterior, a linguagem de Mecanismos da Mediunidade é bastante técnica e pode ser considerada difícil para aqueles que não estão acostumados a esse tipo de vocabulário, mas, como dissemos na postagem anterior, nada que um dicionário ou pesquisas na internet não possam ajudar. Ainda assim, não é um livro recomendado para iniciantes, pois trata-se de uma obra que aprofunda conceitos comuns no meio espírita, exigindo certa bagagem de Doutrina Espírita. Em contrapartida, é uma obra altamente recomendada para o estudo em grupos, em especial entre aqueles que participam de atividades mediúnicas.

Entendo esse livro como sendo uma continuação de Nos Domínios da Mediunidade, embora não haja uma narrativa, pois ambos os livros tratam dos diversos aspectos da mediunidade, suas diversas formas de manifestação, os processos que os organismos físicos e espirituais sofrem durante o intercâmbio e as consequências do uso da mediunidade, sendo positivas ou negativas de acordo com o proceder dos médiuns, orientadores e coordenadores.

Mecanismos5

Mecanismos da Mediunidade retira a aura mística que muitas vezes percebemos em torno do tema, trazendo uma visão mais analítica e científica dos fatos, tornando o fenômeno mediúnico mais próximo do nosso entendimento. O autor faz diversas analogias, comparando os sistemas e os procedimentos àqueles que temos na Ciência terrena, enquanto esclarece outros pontos utilizando a linguagem científica, demonstrando que mundo material e mundo espiritual fazem parte de uma mesma Natureza, de uma mesma Criação, regidos por leis idênticas e que apenas não temos ainda condições de compreender. É claro que é preciso tomar cuidado para não extrapolarmos as interpretações e transformarmos a obra em mais um volume de cientologia, por isso a necessidade de um estudo sério do tema. Aliás, uma revisão de conceitos básicos de Física, Química e Biologia são muito bem-vindos antes do início dessa leitura!

Esse é mais um daqueles livros que estarão sempre guardados no meu coração com muito carinho. Uma obra preciosa, que merece destaque, que merece ser lida, relida, estudada e comentada. Se você ainda não leu, leia. Se já tentou ler alguma vez e desistiu, dê-lhe mais uma chance. Trata-se de mais um lindo presente que a espiritualidade mandou para nós!

Adquira Mecanismos da Mediunidade

Boas leituras!

Um comentário em “Mecanismos da Mediunidade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: