E a vida continua…

Chegamos ao último livro da série A Vida do Mundo Espiritual, E a vida continua…, obra de André Luiz, escrita através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, editado pela FEB, lançado pela primeira vez em 1968 e atualmente em sua 35ª edição, contando com 255 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon ou na Livraria da Travessa, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira E a vida continua...

Homenageando o primeiro centenário de lançamento do livro A Gênese (você pode adquirir seu exemplar na Amazon ou na Livraria da Travessa), que encerra a codificação kardequiana, temos a obra que encerra a contribuição de André Luiz ao espiritismo, no que se refere à psicografia de livros junto a Chico Xavier. Este é também o primeiro romance de André narrado em terceira pessoa, ou seja, o próprio autor não aparece em nenhum momento, o que fala ainda mais de sua própria evolução ao longo da série, já que se retira completamente do palco para dar espaço aos protagonistas da história narrada.

EaVida7

A história se inicia com o encontro dos dois personagens principais, Evelina Serpa e Ernesto Fantini, prestes a sofrerem cirurgias de alto risco. Os dois enfermos desencarnam e são acolhidos em colônia espiritual que se assemelha a um retiro espiritual misturado com hospital. Evelina era católica fervorosa e Ernesto, um livre pensador, ambos de condições espirituais medianas e não exatamente preparados para compreender a vida após a morte, o que os levam a crer, à princípio, que estão apenas se recuperando de suas cirurgias. Com o passar do tempo, estranham a falta de notícias dos parentes e, ao se encontrarem no mesmo ambiente, começam a cogitar estarem em um manicômio. Aos poucos, porém, conversando com outros assistidos mais esclarecidos sobre a nova realidade e frequentando palestras oferecidas pela instituição, vão tomando ciência de sua nova condição. Isso nos diz muito sobre como a nossa chegada e adaptação ao mundo espiritual depende não somente da nossa condição moral, mas também da nossa capacidade de compreender a nova realidade que se nos apresenta.

Após algum tempo, Evelina e Ernesto sentem necessidade de retornar à Terra para saber de seus entes queridos e consolá-los, já que acreditam que estes estariam desolados com as saudades. Após receberem a permissão para visitar os parentes, sofrem amargas surpresas e iniciam trabalhos para a reforma dos entes queridos, começando a compreender os estranhos laços que unem as famílias Serpa e Fantini. E quando eu digo estranho, eu não estou brincando! Neste momento, leitor, aconselho uma pausa. Não se assuste, pegue um lápis e um papel e faça as anotações necessárias. As relações familiares são um emaranhado tão grande que precisei fazer um diagrama para conseguir compreender melhor e não me perder mais nas páginas seguintes. Mas vale a pena!

EaVida2.JPG

Uma das grandes lições que ficou do livro, para mim, é que todos podemos melhorar. Independente de religião, independente dos erros passados, todos podemos fazer coisas boas e progredir, todos podemos ajudar aqueles que amamos e, quando menos nos dermos conta, conseguiremos ajudar aqueles que nos fizeram algum mal, tornando-os mesmo nossos companheiros.

EaVidafilme

A obra já foi adaptada para o teatro, em 2010, e para o cinema, em 2012. Confesso que a obra cinematográfica não me agradou e, pelo que andei pesquisando, também não agradou aos críticos de cinema, ao menos na parte técnica. Não foi um filme bem produzido, apesar de contar com artistas de peso, como Lima Duarte. Porém, apesar das falhas técnicas, o filme teve o roteiro bem adaptado e deixa os não conhecedores da obra literária ou do espiritismo com bastante curiosidade para ler o livro de André Luiz. E é claro que eu sempre recomendarei a leitura.

Adquira E a vida continua...

Boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: