Penadinho – Vida

Penadinho está contando até 666 enquanto seus amigos procuram esconderijos no cemitério. Mais uma noite comum de brincadeiras para a turma, até que aparece Dona Cegonha com uma notícia bombástica: Alminha irá reencarnar! À princípio, Penadinho é o único que sabe e fica responsável por contar a sua amada que ela será levada para uma nova vida ao raiar do dia. Mas antes, decide cumprir parte de suas promessas e finalmente declarar-lhe seu amor. As coisas não saem como planejado e Alminha some, ainda sem saber de seu futuro, deixando toda a turma preocupada. É quando Frank aparece com um anúncio de um homem misterioso que diz:

Penadinho10

Começa assim a jornada de nossos heróis, cheia de amizade, aventura, humor e aquele toque todo especial de romance, produzido pelo casal Cristina Eiko e Paulo Crumbim, com uma delicadeza incrível para com as personagens de Maurício de Sousa. Penadinho – Vida é a sétima Graphic Novel da coleção Graphic MSP, lançada em 2015 pela editora Panini, com 82 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Penadinho: Vida

Eu sempre tive uma queda pelo sobrenatural e especialmente por criaturas das sombras. Por isso, sempre me identifiquei com as obras cinematográficas de Tim Burton e a literatura do período ultrarromântico. Logo, seria fácil deduzir a minha ligação com a turma do Penadinho, que embora seja composta por personagens do “submundo”, não amedronta, pelo contrário, sempre leva a morte com muito bom humor. Então, quando saiu essa graphic novel, fui correndo garantir a minha!

penadinho09.jpg

A história é cheia de contrapontos, a começar pelo título – Vida – já que os personagens se encontram mortos. Vemos um casal prestes a se separar, não pela morte, mas pelo renascimento. A angústia de Penadinho por não ter vivido seu amor com Alminha neste tempo em que estiverem juntos é muito clara e em muitos pontos os próprios personagens comparam essa experiência com os aspectos de vida ou morte, como “mais leve do que quando em vida” ou “nunca ter se sentido tão vivo”. Algo que faz o leitor pensar no que de fato é a morte, se não seria afinal um estado de espírito, se não seria o que fazemos de nossos caminhos.

penadinho19.jpg

Assim como Laços (resenha aqui), Vida também é cheia de referências a músicas, cinema e ao próprio universo MSP, porém um pouco mais sutis e que dizem muito da personalidade dos produtores da graphic novel.

Penadinho13

Sobre o aspecto visual, a obra é simplesmente encantadora! A paleta escolhida é perfeita para o cenário ao mesmo tempo sombrio e doce da história e as personagens são desenhadas de acordo com suas personalidades: os heróis doces e os vilões sombrios, tudo em perfeita harmonia. Dona Cegonha e Dona Morte se apresentam como os dois personagens mais imponentes de toda a história, sendo os dois opostos da vida e, no caso desta história, os opostos do que costumamos pensar: Dona Morte representa o fim da vida e foi a responsável por unir os protagonistas no além, Dona Cegonha representa o começo de uma nova vida e será a responsável pela separação do casal.

Penadinho28
Penadinho21

Em minhas andanças pela internet, percebi que essa história foi recebida de forma bastante divergente pelos leitores e que isso pode ter relação com a ligação emocional que se tem com a turma do Penadinho, não tão popular quanto o quarteto principal das historinhas de Mauricio de Sousa. De qualquer forma, ainda entre aqueles que não acharam a história uma das melhores, a aceitação foi boa.

Essa é uma história que pode ser lida em vários níveis de profundidade. Você pode lê-la de forma superficial e ter a doce sensação de acompanhar um casal lutando para ficar junto, com a ajuda de seus amigos, ou você pode refletir sobre as diversas questões que o enredo traz de forma tão cativante. A escolha é sua!

Adquira Penadinho: Vida

Boas leituras!

2 comentários em “Penadinho – Vida

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: