Aconteceu na Casa Espírita

A Casa Espírita que você frequenta está com alguns problemas? O pessoal parece que não está mais se entendendo? Estão surgindo ideias estranhas, muito tititi e aquele ambiente, antes harmonioso, agora está desconfortável e ninguém sabe como tudo isso começou? Talvez seja o momento de reunir os amigos e dar uma olhada no livro Aconteceu na Casa Espírita, escrito pelo espírito Nora, através da psicografia de Emanuel Cristiano, em sua 8ª edição pela editora Allan Kardec, publicado pela primeira vez em 2001, contando com 192 páginas. (Adquirindo o seu exemplar pelo nosso link na Amazon, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Aconteceu na Casa Espírita
Aconteceu4

Este é um livro simples, curto, romanceado, fácil de ler e sem grandes qualidades literárias (até porque seu objetivo não é figurar entre os clássicos do mundo), mas que guarda preciosos ensinamentos e sinais de alerta para o trabalhador e frequentador da casa espírita. A obra conta a história de um grupo de espíritos obsessores, liderados por Julio César (não o mesmo imperador romano), que tem como objetivo destruir uma casa espírita que está conseguindo auxiliar muitas pessoas com os seus trabalhos. As estratégias de infiltração são narradas em detalhes e a principal via de acesso dos espíritos infelizes são, como já seria de se esperar, as paixões humanas. A imprudência e a invigilância dos trabalhadores encarnados abre brechas para o afastamento de pessoas, as fofocas, a maledicência, a intolerância, provocando verdadeiras “rachaduras” na instituição.

Mas e a Providência Divina, deixou todo mundo exposto às trevas? Afinal, não se trata de uma Casa Espírita, com trabalhos voltados ao bem? São questionamentos bastante comuns entre os frequentadores do espiritismo e justificáveis. Afinal, não temos a visão total dos fatos do lado de cá da vida, não conseguimos compreender a extensão das provas que precisamos passar e das lições que devemos aprender, estamos habituados a responsabilizar Deus e nossos irmãos maiores em espiritualidade por aquilo que é de nossa alçada. Mas Nora nos mostra, conforme os diálogos e os acontecimentos vão se desenrolando no livro, com naturalidade, a necessidade e os limites do livre-arbítrio, o porquê de precisarmos fazer a nossa parte.

Assim, com muita delicadeza, a obra nos mostra o amor e o amparo dos irmãos maiores para conosco e para os aqueles que permanecem no erro, mesmo no lado espiritual da vida, instiga-nos a estudar sempre, prestando atenção aos modismos e à essência doutrinária e vigiando sempre nossos atos, para que não nos tornemos peças no jogo de destruição dos irmãos infelizes.

Aconteceu7

Apenas duas coisas me desagradaram na obra: na parte estética, a letra do corpo do texto estar na cor azul me incomodou um pouco; já na parte da história, em determinado momento, fala-se das seitas fanáticas que acabam utilizando da fé de seus seguidores para lhes retirar dinheiro. Achei que ficou mal colocado, pois, no caso específico da personagem, trata-se de uma seita dita protestante, o que pode dar a impressão de uma generalização. Sabemos que não é assim, e que corremos o risco da fanatização em qualquer segmento religioso, já que quem dirige tais segmentos são seres humanos passíveis de erros, e que também em todos os segmentos religiosos há bons líderes, que encaminham os seguidores para o bem. Ainda assim, não é algo que está explícito no livro, mas que poderia surgir de uma possível interpretação.

Acredito seja essa não apenas uma leitura obrigatória aos trabalhadores e frequentadores de Casas Espíritas, mas uma obra a ser estudada com cuidado, para que não falhemos nos mesmos pontos que nossos colegas da história.

Adquira Aconteceu na Casa Espírita

Boas leituras!

5 comentários em “Aconteceu na Casa Espírita

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: