Memórias e Confissões – A saga de um espírito convertido

No último sábado, tivemos mais uma reunião do nosso grupo de leituras, o Chá com Livros (já falamos sobre ele aqui no blog, se você ainda não leu, clique aqui) e o livro da vez é um que estava já há muito tempo na minha estante, chamando meu nome. Memórias e Confissões, a saga de um espírito convertido, é um livro escrito pelo espírito Pietro Augustus, psicografado pelo médium Emanuel Cristiano, com sua primeira edição lançada em 2006, pela editora Allan Kardec, contando com 256 páginas. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira Memórias e Confissões - A saga de um espírito convertido
Memorias11

O livro é autobiográfico e o espírito Pietro Augustus conta de sua vida na região onde hoje se encontra a Itália nos tempos medievais. Vendido pelo pai ainda criança à Igreja em troca do título de conde, sob protestos da mãe, Pietro vai viver, contra sua vontade, em um convento, onde sofre toda a sorte de violência, convivendo com o que havia de mais terrível dentro da instituição que deveria seguir o Cristo. Dentro da Igreja, Pietro aprende a odiar o Cristo que, segundo seu julgamento, é o responsável por arrancá-lo da família e aprisioná-lo, sem chances de realizar os seus anseios. Quando finalmente se vê livre das paredes do convento, na condição de padre formado, o protagonista procura tirar as vantagens que pode de sua condição, como uma espécie de justiça com as próprias mãos por todo o sofrimento passado. Até o momento em que a vida volta para cobrar a conta.

Em diversos momentos da história, o personagem é convidado à prática do bem, através de boas pessoas que cruzam o seu caminho e que procuram lhe ensinar o bem proceder. Embora a tendência em justificar os atos do protagonista, devido a seu sofrimento imenso, é inegável a sua responsabilidade ao escolher proceder de forma indevida quando as oportunidades lhe foram apresentadas. Assim, vemos as consequências de suas atitudes, ao serem narrados seus momentos após a morte do corpo físico, o que também nos serve de aviso sobre o que estamos fazendo com nossas próprias escolhas.

Memorias10

Há uma breve narrativa de uma vida anterior de Pietro Augustus, no início da Era Cristã, como a explicar as razões de provas e expiações tão difíceis para esse espírito em uma vida que, infelizmente, não foi bem-sucedida. Nessa rememoração, encontramos uma referência a Nora, espírito responsável pela escrita do livro Aconteceu na Casa Espírita, também psicografado através do médium Emanuel Cristiano.

Memorias17

A obra é bastante forte e trata de temáticas recorrentes na época e atualmente esquecidas e que nos ajudam a entender melhor a complexidade dos eventos em que a humanidade foi se envolvendo ao longo dos séculos. Alguns exemplos são a violência sexual praticada dentro dos mosteiros, o celibato forçado e as maneiras que muitos encontravam para contornar tal proibição, o jogo de interesses entre famílias fidalgas e a Igreja, então corrompida pela ganância, os casos de obsessão dentro das paredes das instituições católicas de então.

É um livro para quem tem estômago forte, pois traz descrições bastante detalhadas de assuntos graves, mas é muito bem escrito e difícil de parar de ler. Recomendadíssimo!

Adquira Memórias e Confissões - A saga de um espírito convertido

Boas leituras!

Um comentário em “Memórias e Confissões – A saga de um espírito convertido

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: