No Roteiro de Jesus

Jerusalém sempre foi palco de diversas disputas religiosas e, principalmente, políticas. Nos tempos mais conturbados daquela região, nasceu em uma estrebaria um homem simples, filho de um carpinteiro, que muitos de sua época consideraram um louco. Este homem viria a dividir a história em antes e depois dele e colocaria toda a humanidade a tentar, direta ou indiretamente, imitar-lhe os passos, tão grandioso ele foi. Algumas das passagens da vida de Jesus aqui na Terra foram coletadas no plano espiritual por Humberto de Campos, também conhecido no meio espírita por Irmão X, e distribuída em diversas obras psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier. O espírita Gerson Simões Monteiro se dispôs a coletar essas mensagens dispersas e organizá-las em um volume, denominado No Roteiro de Jesus, editado pela FEB, lançado em 2013 e já em sua 2ª edição. (Adquirindo seu exemplar pelo nosso link na Amazon, você ajuda o blog a crescer!)

Adquira No Roteiro de Jesus
NoRoteiro8

O livro organizado por Gerson Simões Monteiro busca histórias presentes nos livros: Cartas e crônicas, Contos e apólogos, Contos desta e doutra vida, Crônicas de além-túmulo, Estante da vida, Lázaro redivivo, Luz acima e Pontos e contos. Ficaram de fora os livros Boa Nova, por ser exclusivo sobre a passagem de Jesus na Terra, e Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, por sua temática bastante específica. A obra é organizada em quatro partes, sob os títulos: Temas ligados ao início da vida de Jesus na Terra; Jesus agindo (ensinando, curando, exemplificando, confortando, etc.); Fatos vivenciados pelo Cristo no final de sua vida na Terra; Jesus agindo após a sua volta ao mundo espiritual.

NoRoteiro5

A reunião das histórias em um único volume e a divisão por temas gerais facilita muito a vida do estudioso e do orador espírita, pois é muito mais fácil localizar aquela história interessante ou aquela passagem específica. Porém, confesso que os nomes dados às divisões não me atraiu, pois ficou muito descritivo, parecido com divisões de capítulos de teses acadêmicas. Os títulos cumprem seu papel informativo e divisório, mas não são muito atraentes ao leitor ocasional. De qualquer forma, as histórias são, como sempre, magníficas, com a beleza literária típica de Humberto de Campos e suas descrições maravilhosas, parecendo que estamos ao lado das personagens, tendo parte na narrativa. A primeira parte  é um pouco cansativa, pois as histórias são muito parecidas entre si e fica a expectativa da mudança para as próximas partes. A segunda parte é bastante interessante e complementa muito do que já conhecemos dos evangelhos deixados pelos discípulos. A terceira parte é bastante intensa e sofrida, já que trata dos últimos momentos de Jesus na Terra, podendo provocar angústia ao leitor que se envolve demais com as histórias. A quarta e última parte é também minha preferida, pois mostra a atuação de Jesus já como espírito liberto da matéria, em narrativas que não conhecem os limites dos séculos. Histórias belíssimas, com personagens já bastantes conhecidos e outros anônimos, todos buscando seguir esse roteiro deixado pelo Mestre.

Esse não é um livro para ser lido com pressa, mas sim, degustado. Uma história por vez, talvez duas, porque ninguém é de ferro. A linguagem poética de Humberto de Campos envolve o leitor e o transporta para os cenários onde as histórias acontecem e toda viagem precisa de atenção e calma para que todos os detalhes sejam devidamente apreciados.

Adquira No Roteiro de Jesus

Boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: