Melhores do ano 2019

O ano de 2019 chegou ao final e é comum que façamos uma retrospectiva, analisemos o que foi bom e o que não foi tão legal durante o ano. Aqui no blog não é diferente e vamos fazer uma lista dos cinco melhores livros que eu li durante 2019, contando o que tem de bom em cada um deles e porque eles mereceram estar nesta lista! Desta vez, será uma lista única, com livros espíritas e não espíritas.

Adquira seu exemplar

5º lugar – Memórias e Confissões (ler resenha)

Memorias04

Esta é uma obra espírita que foi lida no grupo Chá com Livros (já falamos sobre ele aqui no blog) em que o espírito Pietro Augustus narra sua trajetória nos conventos da Idade Média, sempre envolto em muita dor e trazendo muitas lições para o leitor.

Por que este livro está nesta lista: além das lições que os livros espíritas sempre trazem, a narrativa é muito envolvente e faz com que o leitor se sinta imerso nas paisagens vividas pelos personagens. Idade Média é um tema que tem muito espaço no meu coração e esse livro autobiográfico e tão cheio de detalhes me conquistou! É um daqueles romances que viramos a noite lendo, com a desculpa de que será apenas mais um capítulo.

4º lugar – O Coração é um Caçador Solitário (ler resenha)

20181216_184550

Uma história com um personagem principal surdo que acaba despertando o interesse de diversas pessoas na cidade onde vive, em especial de outras quatro pessoas, que passam a ter certo protagonismo, com suas trajetórias apresentadas aos leitores. Uma narrativa que, em sua contradição, fala muito de solidão e do sentimento de pertencimento que todos os seres humanos buscam de alguma forma.

Por que este livro está nesta lista: confesso que enquanto estava lendo o livro e até mesmo após terminá-lo, não havia gostado muito. Achei tudo muito estranho, a narrativa não era nada convencional para o que eu estou habituada e nada parecia fazer sentido. Porém, conforme os dias foram passando, a obra foi tomando cada vez mais espaço em meu coração: pensava em seus personagens com frequência, em suas angústias, o que teria acontecido se as circunstâncias fossem outras. Então entendi a obra. Não com a cabeça, mas com o coração.

3º lugar – Os Últimos Seis Dias de Jesus (ler resenha)

Osúltimos1

O narrador tem uma experiência em seu sonho que o leva direto às portas de Jerusalém, na semana em que o Mestre seria levado ao martírio. Uma história que todos conhecemos em algum nível, mas que é contada com uma riqueza de detalhes impressionante e com muita emoção.

Por que este livro está nesta lista: falar de Jesus pode deixar o livro alguns passos à frente para alguns leitores, mas não é meu caso. O que me conquistou nesse livro foram a emoção transmitida em cada linha, a sensação de estar no mesmo ambiente dos personagens, o nível de detalhes empregado ao escrever a obra. Se você gosta de se emocionar e chorar muito com as histórias, prepare seu lencinho: esse é seu livro!

2º lugar – Turma da Mônica – Laços (ler resenha)

Laços3

Floquinho, o cachorro verde (?) de Cebolinha some e a Turma da Mônica se une com a difícil tarefa de encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa. Durante essa jornada, a turminha enfrenta desafios externos e internos, aprendendo a lidar uns com os outros, fortalecendo os seus laços de amizade.

Por que este livro está nesta lista: Turma da Mônica é golpe baixo com a minha pessoa! Eu sou apaixonada pela turminha desde que estava na barriga de mamãe. Mas “Laços” provou mesmo ser merecedora de todos os elogios, independente da minha tietagem, pois foi e continua sendo um sucesso de vendas e se tornou o primeiro longa-metragem live-action da Maurício de Sousa Produções.

1º lugar – Tina – Respeito (ler resenha)

Tina36

Tina consegue seu primeiro emprego em uma redação, mas logo descobre que seus maiores desafios serão muito mais pessoais do que profissionais. Afinal, para uma mulher, dificilmente é possível dissociar um aspecto do outro. Abordando lindamente o tema do assédio no trabalho, e esbarrando em outros temas correlatos, essa HQ se mostrou a leitura mais necessária do ano.

Por que este livro está nesta lista: simplesmente perfeita! Nenhum defeito! Quando terminei de ler esse quadrinho, quase soltei um grito e foi a resenha mais gostosa de escrever desse meu 2019. Tina está aqui, através das mãos de Fefê Torquato para reivindicar algo que deveria ser natural, mas que ainda nos é negado: Respeito! Se você ainda não leu, caro leitor, cara leitora, o que você está fazendo aqui ainda? Corre já garantir a sua, porque essa é a leitura do ano!

Adquira seu exemplar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: