O ano de 2019 chegou ao final e é comum que façamos uma retrospectiva, analisemos o que foi bom e o que não foi tão legal durante o ano. Aqui no blog não é diferente e vamos fazer uma lista dos cinco melhores livros que eu li durante 2019, contando o que tem de bom em cada um deles e porque eles mereceram estar nesta lista! Desta vez, será uma lista única, com livros espíritas e não espíritas.
5º lugar – Memórias e Confissões (ler resenha)

Esta é uma obra espírita que foi lida no grupo Chá com Livros (já falamos sobre ele aqui no blog) em que o espírito Pietro Augustus narra sua trajetória nos conventos da Idade Média, sempre envolto em muita dor e trazendo muitas lições para o leitor.
Por que este livro está nesta lista: além das lições que os livros espíritas sempre trazem, a narrativa é muito envolvente e faz com que o leitor se sinta imerso nas paisagens vividas pelos personagens. Idade Média é um tema que tem muito espaço no meu coração e esse livro autobiográfico e tão cheio de detalhes me conquistou! É um daqueles romances que viramos a noite lendo, com a desculpa de que será apenas mais um capítulo.
4º lugar – O Coração é um Caçador Solitário (ler resenha)

Uma história com um personagem principal surdo que acaba despertando o interesse de diversas pessoas na cidade onde vive, em especial de outras quatro pessoas, que passam a ter certo protagonismo, com suas trajetórias apresentadas aos leitores. Uma narrativa que, em sua contradição, fala muito de solidão e do sentimento de pertencimento que todos os seres humanos buscam de alguma forma.
Por que este livro está nesta lista: confesso que enquanto estava lendo o livro e até mesmo após terminá-lo, não havia gostado muito. Achei tudo muito estranho, a narrativa não era nada convencional para o que eu estou habituada e nada parecia fazer sentido. Porém, conforme os dias foram passando, a obra foi tomando cada vez mais espaço em meu coração: pensava em seus personagens com frequência, em suas angústias, o que teria acontecido se as circunstâncias fossem outras. Então entendi a obra. Não com a cabeça, mas com o coração.
3º lugar – Os Últimos Seis Dias de Jesus (ler resenha)

O narrador tem uma experiência em seu sonho que o leva direto às portas de Jerusalém, na semana em que o Mestre seria levado ao martírio. Uma história que todos conhecemos em algum nível, mas que é contada com uma riqueza de detalhes impressionante e com muita emoção.
Por que este livro está nesta lista: falar de Jesus pode deixar o livro alguns passos à frente para alguns leitores, mas não é meu caso. O que me conquistou nesse livro foram a emoção transmitida em cada linha, a sensação de estar no mesmo ambiente dos personagens, o nível de detalhes empregado ao escrever a obra. Se você gosta de se emocionar e chorar muito com as histórias, prepare seu lencinho: esse é seu livro!
2º lugar – Turma da Mônica – Laços (ler resenha)

Floquinho, o cachorro verde (?) de Cebolinha some e a Turma da Mônica se une com a difícil tarefa de encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa. Durante essa jornada, a turminha enfrenta desafios externos e internos, aprendendo a lidar uns com os outros, fortalecendo os seus laços de amizade.
Por que este livro está nesta lista: Turma da Mônica é golpe baixo com a minha pessoa! Eu sou apaixonada pela turminha desde que estava na barriga de mamãe. Mas “Laços” provou mesmo ser merecedora de todos os elogios, independente da minha tietagem, pois foi e continua sendo um sucesso de vendas e se tornou o primeiro longa-metragem live-action da Maurício de Sousa Produções.
1º lugar – Tina – Respeito (ler resenha)

Tina consegue seu primeiro emprego em uma redação, mas logo descobre que seus maiores desafios serão muito mais pessoais do que profissionais. Afinal, para uma mulher, dificilmente é possível dissociar um aspecto do outro. Abordando lindamente o tema do assédio no trabalho, e esbarrando em outros temas correlatos, essa HQ se mostrou a leitura mais necessária do ano.
Por que este livro está nesta lista: simplesmente perfeita! Nenhum defeito! Quando terminei de ler esse quadrinho, quase soltei um grito e foi a resenha mais gostosa de escrever desse meu 2019. Tina está aqui, através das mãos de Fefê Torquato para reivindicar algo que deveria ser natural, mas que ainda nos é negado: Respeito! Se você ainda não leu, caro leitor, cara leitora, o que você está fazendo aqui ainda? Corre já garantir a sua, porque essa é a leitura do ano!
Deixe um comentário