Resenha – Loja de Decifração de Sonhos

Se tem uma coisa que eu adoro ler é contos! Aquelas histórias curtas, mas intensas e que, não raro, deixam reflexões grandiosas para a vida, ainda que seu objetivo principal possa não ser esse. E hoje eu quero apresentar a vocês um livro de contos arrebatadores, A Loja de Decifração de Sonhos – Gigi e outros contos, uma belíssima estreia desse promissor autor que é Leonardo Cassanho Forster, que se lança no mundo literário de forma independente.

O livro é dividido em três partes: a primeira trata justamente da loja que dá nome à obra e é uma série de contos interligados, assim como os sonhos se conectam com a realidade do sonhador, e que podem ser lidos separadamente, mas ficam muito mais interessantes quando juntos. A aura de mistério e delícia que envolve o mundo onírico é perfeitamente trabalhada nesses contos (ou seriam capítulos?) e a complexidade psicológica do ser humano, exposta de forma a nos questionarmos se o autor andou vasculhando nossas mentes enquanto estávamos no reino de Morfeu.

“Você se lembra de seu ímpeto primeiro que nortearia toda a sua vida para um destino bem diferente do que ele é hoje?”

A Loja de Decifração de Sonhos e a Salvação do Egito

A segunda parte é perfeita para os amantes de animais e todos os papais e mamães de bichinhos com certeza se identificarão e se emocionarão com as conversas filosóficas entre o narrador e sua filhinha Gigi (que eu tive a oportunidade de conhecer, aliás!). Foram histórias que me fizeram pensar em nossa condição de humanos e no quanto estamos longe em alguns aspectos e próximos em outros dos nossos irmãos de outras espécies, além de aprender um bocado com as experiências dessa família linda! São histórias que mostram que o que nos une talvez seja muito maior do que aquilo que nos separa.

Na última parte estão agrupados contos com temáticas variadas, que fazem rir, chorar, refletir e viajar na escrita brilhante de Leonardo! Os sonhos voltam a aparecer, os dilemas dos escritores são explorados, as ansiedades e os dramas familiares atingem em cheio o coração do leitor e da leitora, em uma costura perfeita e harmoniosa de histórias. Não há como sair ileso desse livro!

Contudo, se a genética aceita a similitude e até mimetiza minuciosamente a aparência física, no campo da alma, forçar as semelhanças pode ser bastante perigoso.

A Loja de Decifração de Sonhos e a Visita de Iansã

Embora nem todos os contos tenham por tema o sonho, há um clima de encanto, esplendor e algo de místico que permeia toda a escrita, embora ela não esteja explícita e muitas vezes se refira a aspectos práticos da vida. É algo inerente ao autor, que derrama sua essência poética em sua obra, como a mimetizar o flautista de Hamelin e nos hipnotizar desde as primeiras notas (sem o final trágico, é claro!).

É difícil escolher um conto, ou mesmo dois, que mais me encantaram, já cada um deles é único e maravilhoso a sua própria maneira, mas como é preciso indicar, ressalto aqui A Pornografia de Voltaire, que o próprio autor me disse que eu iria gostar e acertou em cheio, um conto que trata de alguns percalços encontrados por escritores iniciantes entre aqueles que lhes são mais próximos ao coração.

Além deste, também quero destacar A Loja de Decifração de Sonhos e a visita de Iansã, A Herança do homem que não conseguia morrer ou Ensaio sobre o desejo e O Homem mastigado diante do estandarte ou Viva santa Sara Kali, que me fizeram chegar às lágrimas com sua sensibilidade e profundidade.

Kindle no centro da imagem com a capa do livro Loja de Decifração de Sonhos - Gigi e Outras Histórias. No lado esquerdo da imagem, há uma pilha de livros com um relógio de bolso aberto apoiado nela. No canto inferior esquerdo da imagem, há uma parte de uma caderneta com capa em kraft aparecendo. À frente do kindle, há um anjinho de cristal. Ao fundo, há um tecido branco estampado com estrelas pretas. Há folhas secas espalhadas pela superfície onde os objetos estão apoiados.

Em uma escrita maestral, o autor mostra sua influência machadiana na ironia, na cumplicidade com o leitor e a leitora, no jogo de palavras e naquele algo mais que não conseguimos traduzir em palavras, apenas sentir. Essa é uma daquelas obras que deixa a sensação de saudades assim que a terminamos, que deixa o próximo livro com um sabor diferente, porque ficamos nos lembrando de como era viajar naquele mundo com aura de mistério e encanto que encontramos ao adentrar a Loja de Decifração de Sonhos.

Leonardo, já aguardo ansiosamente seus próximos livros! Aos leitores e às leitoras, não deixem passar a oportunidade de conhecer a escrita prodigiosa e magistral desse brilhante autor.

Se você se interessou por Loja de Decifração de Sonhos – Gigi e outras histórias, adquira seu exemplar pelo meu link de afiliada. Você não paga nada a mais por isso e ainda apoia meu trabalho!

3 comentários em “Resenha – Loja de Decifração de Sonhos

Adicione o seu

  1. Eu preciso ainda me acostumar a ler mais contos, acaba sendo sempre algo um pouco imposto, justamente porque não é meu gênero preferido. Saber que esses contos parecem mais capítulos, porém, me soa mais atraente. Lembrou até da minha experiência com “Infância”, do Graciliano Ramos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não posso dizer porque não li infância 😅, mas achei muito interessante essa forma de fazer contos interconectados! E a temática, a escrita, está tudo muito incrível, sério! Vou panfletar esse livro pra sempre! ❤️

      Curtir

  2. Eu também amo os contos! Gostei muito da resenha, aumentou a minha vontade de ler esse livro. Parece ser um ótimo, e com influência machadiana, só melhora! ♥ 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: