Resenha – Novo Mundo em Chamas

Talvez já não seja segredo por aqui que eu tenho uma queda por romances históricos, ou seja, ficções ambientadas em momentos significativos da História mundial. Porém, até hoje havia lido pouquíssimo sobre o Brasil Colônia, ainda mais narrativas envolvendo as batalhas que aconteceram por aqui. Por isso, foi com grande prazer e curiosidade que iniciei a leitura de Novo Mundo em Chamas, livro de estreia de Víktor Waewell.

*Publieditorial

Adquira Novo Mundo em Chamas na Amazon

Novo Mundo em Chamas é um romance com muitos personagens marcantes e cujas vidas vão se entrelaçando ao longo da narrativa. E embora sigamos muito mais em companhia de Ernesto, um sargento muito competente, mas com a vida recheada de dilemas, eu arriscaria dizer que a protagonista é mesmo a vida colonial e instável do Brasil do século XVII. Começando com a luta no Forte de Salinas para expulsar os neerlandeses dessas terras e culminando nas batalhas pela região de Palmares, somos apresentados às visões de mundo dos povos que aqui viviam, a estrutura social predominante na colônia portuguesa e nos mocambos e os conflitos inevitáveis resultantes da junção desses fatores.

“E este, sem dúvida, é o maior dos perigos, um homem com uma causa.”

A maneira como o autor descreve lugares e situações, em conjunto com linguagem empregada, provoca uma espécie de imersão no ambiente, tornando tudo mais vivo e quase palpável. A trama é complexa e as personagens muito bem construídas, com todas as pontas amarradas e sem furos, embora com algumas cenas mais picantes que eu particularmente achei que não contribuíram muito para a história.

A organização da sociedade colonial se mostra bastante complexa, embora me pareça que todos convergiam no fato de ter uma boa razão para obedecer e temer os fidalgos, mesmo aqueles que supostamente (ou oficialmente) eram considerados livres. Até mesmo os senhores de terras, que mandavam e desmandavam em tudo e todos, estavam presos a suas posições e reputações, embora, claro, as consequências fossem muito diferentes de acordo com a situação de cada um.

Qualquer um sabia que havia muitos deuses e espíritos, só que os padres estavam decididos a dizer que, exceto o deles, os outros eram mentira ou falsos.

Mas isso é algo que, de certa forma, já sabíamos pelos livros escolares. O que me encantou mesmo foi a organização dentro dos mocambos de Palmares, a forma como distribuíam funções, treinavam, plantavam e mesmo julgavam as pessoas, tanto as que chegavam pela primeira vez, quanto as que cometiam erros passíveis de punição.

Embora o livro não se concentre nas batalhas, elas são cruciais para a história e não faltam descrições a respeito. As cenas são bastante gráficas e chegavam a me causar arrepios e mesmo náuseas ao imaginar certos acontecimentos. Mas o mais legal foi ver a mente dos estrategistas funcionando, acompanhar seu raciocínio ter vários sobressaltos a cada mudança de planos. Perfeito para quem gosta de estratégias, jogos intelectuais e reviravoltas!

Livro Novo Mundo em Chamas, cuja capa mostra um desenho representando um mocambo de Palmares ao fundo e um soldado e um indígena no primeiro plno, de costas, olhando para o mocambo.

Por fim, mas não menos importante, temos as notas ao fim do livro, que são essenciais para quem quer entender melhor os limites entre ficção e realidade e a linguagem empregada na obra, além de acessar algumas das inspirações do autor e, quem sabe, fazer um bom roteiro para a próxima viagem a Alagoas!

Novo Mundo em Chamas está disponível no formato físico e digital e também faz parte do acervo do Kindle Unlimited.

Adquira Novo Mundo em Chamas na Amazon

Essa é uma divulgação na forma de publieditorial. As impressões e opiniões de leitura não sofrem interferências por parte de autores e editoras.

5 comentários em “Resenha – Novo Mundo em Chamas

Adicione o seu

    1. Olha, eu acho que você iria gostar bastante desse!

      Eu aprendi muita coisa com esse livro que eu não conhecia antes. Várias vezes pausei a leitura para pesquisar mais sobre a História. Muito bom mesmo!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: