Resenha – Com a corda no pescoço

Relacionamentos são complexos, isso ninguém pode negar. E, em certa medida, eles podem definir quem somos e como nos relacionamos com o mundo. Com a Corda no Pescoço, escrito por André Nigri e editado pela Reformatório, conta as histórias de quatro mulheres marcadas por relacionamentos um tanto complicados. Recebi o livro em parceria com a Oasys Cultural, a quem agradeço o carinho e a confiança.

Com a Corda no Pescoço é composto por quatro contos longos, focados em quatro mulheres com histórias completamente diferentes em seus detalhes, mas que convergem em alguns pontos: insegurança, abusos e uma certa dependência emocional. Todas elas buscam em seus relacionamentos uma fuga dos problemas, uma forma de aliviar aquilo que as sufoca. Nesse sentido, o título do livro, que também o é do primeiro conto, vem bem a calhar.

No entanto, durante a leitura, algo me incomodou. No início, não sabia bem o que era, talvez o desconforto pelas situações desagradáveis. Depois, consegui identificar a fonte dessa sensação: a sexualização e a visão da mulher sob esse aspecto.

E aqui não estou querendo me passar por puritana ou algo do tipo. Entendo que muitas pessoas buscam no sexo a fuga para seus problemas. Porém, acredito ser problemático quando, em todas as histórias, o sexo tem importância tão grande e é apresentado como a única forma de afirmação das personagens, o único escape, e a única forma de um suposto empoderamento. Ainda mais considerando o quão complicados eram seus relacionamentos amorosos.

Creio que as histórias apresentadas tenham grande potencial para desenvolvimento. O autor tem uma escrita fluida e cativante e elabora muito bem os contextos. Fiquemos de olho nas próximas obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: