Um Conto de Natal

Oi pessoal! Neste dia de Natal, a minha dica de leitura é um dos livros mais lindos e tocantes que eu já li. Se você procurava por uma história que aquece os corações nessa data e faz pensar em nosso papel no mundo, acabou de encontrá-lo. Um Conto de Natal (A Christmas Carol), como o próprio título indica, é um conto que tem por contexto o Natal, escrito pelo mais famoso romancista vitoriano, Charles Dickens. (Você pode adquirir seu exemplar pelo link: Amazon ou Livraria da Travessa)

Imagem relacionada
Adquira Um Conto de Natal

Ebenezer Scrooge é um senhor muito avarento e que odeia o Natal. Não é uma pessoa muito querida, pois não acredita em benevolência, fraternidade e coisas do tipo, apenas crê no acúmulo de dinheiro e bens. Na véspera de Natal, Scrooge é visitado em sua casa, onde habita sozinho, pelo fantasma de seu ex-sócio, falecido há sete anos, que conta ao conhecido sobre os problemas que ele encontrou após a morte por ter sido igualmente avarento. O fantasma diz a Scrooge que veio alertá-lo para que ele próprio não precise passar pelos mesmos sofrimentos ao morrer, pois ainda teria chance para acertar as coisas. Ainda confuso, Scrooge é informado que será visitado por três outros fantasmas, cada um com uma mensagem que deverá ser aproveitada, para o seu próprio bem.

Assim começa a saga de nosso amigo, que relembrará com o Fantasma dos Natais Passados como era comemorar o Natal em sua juventude, quando ainda era afeito às celebrações da data; descobrirá com o Fantasma do Natal do Presente como as famílias inglesas comemoram o Natal, em especial a família de seu empregado, que embora muito pobre, é unida e feliz. Nesse momento, Scrooge conhece o pequeno Tim, o filho de seu empregado que possui sérios problemas na perna, o que gera aflições para a família, que procura cercá-lo de todos os cuidados que pode; com o Fantasma dos Natais Futuros, Scrooge tem um vislumbre de como poderá ser a sua morte, caso continue o caminho da avareza e austeridade escolhido por ele até então.

Resultado de imagem para fantasma do natal presente

A história, apesar de curta, proporciona muitas reflexões ao leitor. Estaremos aproveitando a vida como deveríamos? Estaremos fazendo o que nos é possível? O que podemos fazer para melhorar a nossa situação e a alheia? Uma obra que denúncia as misérias sociais e humanas, e que atravessa os séculos para nos convocar a olhar o outro e dentro de nós mesmos.

Apesar de suas obras não serem consideradas as mais realistas por ainda flertar com o fantástico, tão próprio da Era Vitoriana, Charles Dickens é considerado um pioneiro na crítica social dentro da literatura, por representar temas como a pobreza, a miséria, a ignorância, chamando a atenção dos leitores para essas realidades presentes no cotidiano, bastando que se levante os olhos das páginas para contemplar as cenas descritas.

Conta-se que o livro fora escrito em menos de um mês, com o objetivo de pagar algumas dívidas do escritor. A obra foi lançada em 19 de dezembro de 1843 e vendeu 6000 cópias em apenas uma semana, um verdadeiro sucesso! A própria rainha da Inglaterra, Victoria, era fã de Charles Dickens, com quem chegou a trocar impressões sobre as obras. Diz-se que o romancista tinha certo encantamento pela jovem rainha, uma possível paixão, embora não concretizada.

Um Conto de Natal é sucesso até os dias atuais, tendo recebido diversas adaptações para as mais diversas artes: quadrinhos, teatro, cinema, televisão. São encontradas releituras e homenagens em animações e filmes dos estúdios Disney, versões dos Muppets, Looney Tunes, Barbie, DC Comics, Doctor Who, Denis, o Pimentinha, bem como referências em O Expresso Polar e em números musicais produzidos com Kelly Clarkson, apenas para citar alguns.

Resultado de imagem para um conto de natal tio patinhas

Desejo a você, caro leitor, um Natal mais que especial! Que seu coração seja banhado e aquecido por uma luz que possa te guiar nos momentos mais difíceis e que te auxilie na melhora íntima de cada dia!

Adquira Um Conto de Natal

Boas leituras!

Um comentário em “Um Conto de Natal

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: