Extraordinário

Há algum tempo, fiquei responsável pela atividade do livro do trimestre de uma das turmas para a qual eu dava aula e o título era um que eu não conhecia ainda. Extraordinário, (R. J. Palacio, tradução de Rachel Agavino, Intrínseca, 2013, 320 páginas) foi um livro que me surpreendeu bastante, pois inicialmente achei que seria uma leitura muito simples e até mesmo infantil para alunos do Ensino Médio. Após a leitura das primeiras linhas, já havia percebido meu erro: é um livro que deve ser lido em todas as idades! (Você pode adquirir seu exemplar em: Amazon ou Livraria da Travessa)

Adquira Extraordinário
extraodinário1

O livro conta a história de August Pullman, um garotinho de 10 anos que nasceu com uma síndrome rara que provoca deformidade facial. O menino já passou por várias cirurgias e foi educado, até então, em casa, pela mãe, com o objetivo de poupá-lo, pela debilidade que as cirurgias periódicas lhe causavam e também por certa superproteção da família, o que vai ficando mais claro ao longo da história. Quando sua irmã mais velha vai para o Ensino Médio, a família decide que é hora de Auggie passar a frequentar a escola como os outros garotos de sua idade. Isso provoca grande ansiedade em todos os membros da família, mas especialmente no garoto, que sabe que irá enfrentar os olhares curiosos, espantados e até mesmo maldosos de outras crianças.

extraodinário2

A história do livro se passa justamente nesse primeiro ano de Auggie em uma escola de verdade e vamos acompanhando todos os percalços, as alegrias e as tristezas enfrentadas por esse jovenzinho. Mas o mais incrível do livro, ao menos em minha perspectiva, é que não é apenas a versão de Auggie que é apresentada ao leitor, mas a de outros personagens relacionados a ele. Cada parte do livro é narrada por um personagem diferente, começando (claro!) pelo personagem principal e passando pela perspectiva da irmã mais velha, de dois de seus colegas de escola, do namorado da irmã e até da melhor amiga da irmã. Vamos descobrindo como é a vida e os sentimentos de todas essas personagens: o altruísmo da irmã mais velha, que entende as necessidades do menino e, mesmo se sentindo deixada de lado e com toda a problemática que a adolescência traz, doa-se quase que completamente para o bem-estar do irmãozinho; o colega inseguro, que comete erros e magoa o amigo, não por maldade, mas por tentar sobreviver a um ambiente que também pode ser bastante nocivo para ele; a colega mais decidida, que enfrenta os olhares desafiadores dos demais apenas para fazer o que acha correto; o namorado que tenta ser o ombro amigo; a melhor amiga que passa a agir estranho e que não consegue se abrir sobre as dificuldades que enfrenta.

extraodinário4

É um livro que nos faz pensar nas situações de bullying sim, mas que também nos faz pensar nos outros personagens, nos coadjuvantes, nas batalhas individuais, na superproteção, na desvalorização. A autora consegue envolver o leitor na trama, mostrando a diversidade dos problemas enfrentados pelas pessoas, em como o julgamento pode ser precipitado e prejudicial e como nossas ações podem afetar seriamente o outro. Uma leitura para todas as idades, acessível aos mais jovens e interessante aos mais velhos.

filme-wonder-encantador

E o livro ganhou uma adaptação para o cinema (link para o trailer) e posso dizer que vale muito a pena! Claro que o filme não apresenta todos os detalhes do livro, mas foi uma adaptação que ficou muito boa, transmitindo a essência da história e emocionando muito os espectadores. Recomendo a leitura e o filme!

Adquira Extraordinário

Boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: