6 motivos para ler Machado de Assis

Dia 21 de junho é aniversário do Bruxo do Cosme Velho, alcunha dada por Carlos Drummond de Andrade a Machado de Assis e nosso post especial do mês vai para ele, o mestre, o rei, o magnífico número 1 da Academia Brasileira de Letras!

Eu sei que Machado de Assis divide opiniões. Afinal, o primeiro contato com sua obra costuma ser nos bancos escolares e nem sempre de uma forma agradável, o que é uma pena! E é por isso que hoje eu trago para vocês 6 motivos para ler Machado de Assis, dando aquela forcinha que você precisava para se aventurar em seu universo. Caso você já seja um leitor desse gênio, vamos recordar porque ler seus livros é uma experiência incrível! (Não sou quase nada tiete, não é mesmo?)

Compre na Amazon

1 – Ler Machado de Assis é uma delícia!

Quando você não tem a obrigação de ler um livro para fazer uma prova, tudo muda em sua vida. Então, você descobre que a leitura das obras Machadianas fluem de uma maneira incrivelmente tranquila e, quando você percebe, já está preso nas tramas das histórias, intrigado ou intrigada com os acontecimentos. E a forma como o autor escreve é tão deliciosa porque…

2 – A ironia é utilizada com maestria!

Machado de Assis usa a ironia como ninguém, arrancando sorrisos e até gargalhadas dos leitores. Os textos são cheios de comparações, figuras de linguagens e aquela conversa constante com o leitor e a leitora que os tornam parte da história. E essa ironia toda de Machado é especialmente utilizada em suas obras para a crítica social, já que ele era um escritor do Realismo e desejava expor as mazelas da sociedade de sua época. E se a gente for ver bem por esse lado…

3 – Suas obras permanecem muito atuais!

Pegue, por exemplo, A Teoria do Medalhão e veja se não tem tudo a ver com o que vivemos hoje! Podemos enxergar cada uma das personagens criadas por Machado, das mais famosas às anônimas, na vida privada ou na pública. Sabemos, claro que ele não foi o primeiro a retratar aspectos da sociedade. E por isso mesmo, em suas obras…

4 – Há muitas referências a outros grandes nomes da literatura!

Goethe, Dante, Shakespeare, e muitos outros autores, mas também nomes importantes fora do universo literário, estão presentes nos textos de Machado de Assis. Se não de forma direta, com citações mais sutis, desafiando a atenção do leitor e da leitora. Algo que apenas enriquece nossa bagagem cultural e aumenta a lista de livros para ler. Mesmo que esses outros livro sejam do próprio Machado, afinal…

5 – Tem Machado de Assis para todos os gostos!

Pensa em um autor versátil: era Machado de Assis! Publicou contos, poemas, novelas, romances, críticas literárias… a lista é imensa! Se você gosta mais de um determinado tipo de texto, pode ter certeza que Machado escreveu algum no estilo, talvez só não seja tão famoso. Não é à toa que ele é reconhecido mundialmente como um grande escritor, o maior autor brasileiro e que levou o Brasil para outro nível no que diz respeito à literatura de sua época. Por isso, ler Machado de Assis…

6 – É uma forma de valorizar um dos maiores nomes da nossa literatura!

É claro que temos diversos autores e autoras maravilhosos, eu amo vários! Tem sido com certa frequência que tenho postado livros de autores nacionais, inclusive contemporâneos aqui no blog. Mas não podemos nos esquecer desse grande mestre, inspiração para tantos até os dias atuais. Você já parou para pensar que talvez Machado de Assis tenha sido uma influência para aquele autor ou aquela autora que você admira tanto? O Bruxo do Cosme Velho segue sendo a maior referência da literatura brasileira e não é por acaso.

Assim encerro meu post de fã apaixonada que sou, pedindo que você dê uma chance a esse grande de nossa literatura. Aqui no blog já foram resenhados O Alienista, que é uma ótima porta de entrada para o universo Machadiano, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, o primeiro livro que li desse mestre.

Minha amiga Gio, do blog Atraídos pela Leitura também é fã de Machadinho que eu sei e lá você encontra algumas resenhas sobre as obras do grande autor.

Além disso, está acontecendo uma leitura coletiva de Dom Casmurro lá no Instagram do Blog Mundo dos Livros. É uma ótima oportunidade para trocar impressões sobre essa obra com outros leitores, as conversas sempre rendem bastante!

Deixe aqui nos comentários como foi sua experiência com Machado de Assis, quais livros desse autor você já leu ou quais você gostaria de ler, vamos trocar impressões! Aguardo você!

Compre na Amazon

Se você se interessou pelas obras de Machado de Assis, adquira seus livros pelo nosso link, separei uma lista com todas as obras na Amazon. Comprando pelo link do blog, você apoia meu trabalho e não paga nada a mais por isso.

10 comentários em “6 motivos para ler Machado de Assis

Adicione o seu

  1. São ótimos motivos para convencer alguém a ler Machado de Assis. Obrigada pela menção. Gosto muito da obra machadiana e assim como vc, li mais contos. Ainda quero ler os romances, pelo menos os mais conhecidos. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu estou querendo pegar os romances dele de ponta a ponta, mas não sei se vou conseguir agora com o volume de livros que eu preciso ler. 😂 Mas também quero ler mais romances dele, com certeza! ❤️

      Curtido por 1 pessoa

      1. Já pensei nisso muitas vezes, seguir aquela cronologia que tem no site. Mas aí desanimo. ♥

        Curtido por 1 pessoa

  2. Como eu li Machado de Assis antes de ser cobrada da leitura, eu gostei já no meu primeiro contato 🙂 O que eu mais gostei, realmente, logo de cara foi a ironia nos livros dele. Mas faz tempo que não leio mais nada, infelizmente. Reli acho que em 2018 Memórias Póstumas de Brás Cubas, que é o meu favorito (e meu nacional favorito, diga-se de passagem). Não sou muito afeita a contos, mas ainda quero muito ler O Alienista.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sou suspeita para falar, amo O Alienista e Memórias Póstumas de Brás Cubas também é meu preferido dele! ❤️
      Eu sou o contrário, não li muitos dos romances dele, mas devoro os contos, nem sei mais quantos eu já li 😂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: