Resenha – O Avesso da Pele

O ser humano é muito complexo. Cada indivíduo é único, com suas paixões, seus defeitos, seus sonhos, suas trajetórias, suas visões de mundo. E o caldeirão que é a vida deixa tudo mais complicado, cruzando esses caminhos e misturando narrativas. Agora imagine que, apesar de toda a sua complexidade, você ainda precisa se preocupar em se manter vivo, porque ninguém te vê além da superfície, além da sua pele, e só a sua cor já é considerada uma ameaça! É isso que vamos encontrar em O Avesso da Pele, fabuloso livro de Jeferson Tenório, lançamento da Companhia das Letras de agosto desse ano e que tive o prazer de ler em parceria com a editora, através da plataforma NetGalley (Papo Literário integra o Time de Leitores 2020).

Adquira O Avesso da Pele

Pedro é um rapaz de 22 anos, estudante de arquitetura e negro. É ele quem vai narrar a história de sua família, juntando os pedaços que conhece com outros que supõe, a partir dos objetos deixados por seu pai, assassinado em uma abordagem policial malsucedida, para não dizer desastrosa. Assim, vamos conhecer Henrique, um professor de literatura da escola pública, que um dia acreditou que os livros poderiam mudar vidas. Um homem que se desiludiu com relacionamentos amorosos, após passar por namoros complicados e um casamento falido. Um pai ausente, que não conseguia se comunicar com o filho, a não ser por falas de cunho filosófico.

E apesar de tudo, nesta casa, neste apartamento, você será sempre um corpo que não vai parar de morrer.

Também conhecemos Martha, a mãe de Pedro, uma mulher controladora e insegura, com muitas marcas de seu passado, desde a perda dos pais ainda na infância, até os percalços em relacionamentos na idade adulta. Muitas outras personagens com diferentes visões de mundo, personalidades e trajetórias são apresentadas ao longo dessa narrativa que, ora se apresenta mais distante, ora tão próxima como se fôssemos nós mesmos nos confessando naquelas páginas. É impossível não se identificar com pelo menos uma das personagens ao longo da leitura, de tão real!

“Mas Carol, onde entra a cor da pele nisso tudo?”

É que, além de ter que lidar com todas as angústias e todos os problemas que a vida já traz a todos nós, com tudo o que se encontra no avesso, nossas personagens também precisam se preocupar com a pele, a superfície. Batidas policiais, o corte de cabelo, os bairros que pode frequentar, piadinhas e “apelidos carinhosos”, são presença constante e sorrateira na narrativa.

“E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende?”

Não há como não identificar, nas violências sofridas pelas personagens, atitudes nossas ou de pessoas próximas, do passado ou do presente. E isso é o que mais incomoda! Mas também, é uma convocação para que melhoremos enquanto pessoas e sociedade, despertando a empatia e a capacidade de olhar o outro por sua essência!

Algo que me chamou a atenção e que o próprio autor comentou durante a conversa na Cabine de Leitura (promovida pela editora e da qual tive a honra de participar) é que o nome de Henrique demora a ser apresentado e isso ocorre em um momento muito significativo. Nas palavras do autor, que não serei capaz de reproduzir tal qual, Henrique deixa de ser apenas um corpo negro e passa a ter um nome, ao tomar consciência de sua própria existência, assim como os bebês, ao serem nomeados, passam a existirem como indivíduos.

Kindle com a capa do livro O Avesso da Pele em primeiro plano. Ao fundo, está um livro de capa de tecido com um óculos de armação quadrada apoiado em cima.

Assim, O Avesso da Pele nomeia aqueles que até hoje são tratados como números, como estatísticas. Lembra a nós que aquelas pessoas não são apenas corpos negros, mas indivíduos complexos e cada qual com sua história. Uma obra fenomenal que nos convoca a melhorar a sociedade começando pelas nossas atitudes, pela empatia.

Adquira O Avesso da Pele

Se você se interessou por O Avesso da Pele, compre seu exemplar com meu link de afiliada Amazon. Você não paga nada a mais por isso e ainda apoia com meu trabalho!

3 comentários em “Resenha – O Avesso da Pele

Adicione o seu

  1. Parabéns pela resenha, Carol. Eu já tinha me impressionado com o post no IG, mas (e por isso eu digo que gosto tanto do blog) aqui eu realmente fiquei interessada em ler o livro! Acabei de solicitá-lo também rs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: