Resenha – Depois do Sim

Esse ano, eu descobri uma nova autora favorita. Depois de ler o fabuloso Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (leia a resenha aqui), fiquei de olho em tudo o que seria lançado de autoria de Taylor Jenkins Reid. Por isso, foi com grande alegria que recebi o ebook de Depois do Sim, lançamento pela Paralela no Brasil. (Papo Literário faz parte do Time de Leitores 2020 da Companhia das Letras. Cópia digital recebida através da plataforma NetGalley).

Adquira Depois do Sim na Amazon

Lauren e Ryan se conheceram no início da faculdade e nunca mais se largaram. Sempre tiveram a certeza de que um era o amor da vida do outro. Porém, algum tempo depois de casados, os problemas começaram a surgir, até que a relação se tornou insustentável e eles decidiram dar um tempo. Um ano vivendo longe um do outro e sem se comunicarem deveria ser o suficiente para que eles descobrissem o rumo que seu casamento tomaria.

O começo do namoro do casal até o momento fatídico em que eles decidem se afastar é contado logo no início do livro e é já é perceptível uma falta de sintonia que eles mesmos não enxergavam. Não que não existisse amor, mas os problemas comuns e que fazem parte de qualquer relacionamento amoroso ficavam relegados ao esquecimento e não eram tratados, enquanto ambos se iludiam com a imagem de que eram um casal perfeito.

Ele conseguia me fazer sair da minha própria cabeça. Sabia como me deixar contente, como me tornar uma pessoa mais feliz. E onde está ele agora?

Após a decisão de viverem afastados por um ano, passamos a acompanhar mais de perto a trajetória de Lauren e todos os seus conflitos, seus questionamentos quanto à própria personalidade e seus desejos. E aqui eu acredito que a maioria das mulheres irão se identificar com a protagonista, pois são coisas que fazem parte de toda uma estrutura social e ilusões que são vendidas ou impostas às mulheres desde o seu nascimento. Sei que eu me identifiquei com muitos desses conflitos, ainda que não necessariamente relacionados ao casamento.

Esse livro, embora seja um romance de amor, fala muito sobre o autoconhecimento. Não aquele vendido nos livros de autoajuda e que promete resolver toda a sua vida com pensamentos positivos, mas algo mais profundo, daqueles que a gente leva para a terapia e conta com o apoio de amizades e família para conseguir entender.

“Não é interessante”, ele diz, “quando a gente consegue se desvencilhar das expectativas de como a vida deveria ser e aceita as coisas como são?”

Aliás, que família mais adorável a de Lauren! E também muito real, assim como sua melhor amiga. Esse é um dos talentos da autora, construir personagens reais e com características diversas, em uma riqueza tão grande que é impossível não se identificar e amar cada uma delas!

Mas o maior mérito desse romance tão delicioso é justamente desconstruir essa visão romantizada do casal que “viveu feliz para sempre”. Durante toda a narrativa, eu tentei apontar culpados e vítimas, mas a verdade é que nem sempre existe essa divisão. No fim, são situações que se desenvolvem por falta de diálogo e compreensão, assuntos não discutidos, vontades reprimidas, pressão social (como a “obrigatoriedade” em ter filhos), e tudo isso vai virando uma bola de neve.

Kindle em primeiro plano, com a capa do livro Depois do Sim. Ao fundo, está um topo de bolo de casamento feito de biscuit de um casal de noivos. Há uma pilha de livros ao pé da noiva.

Quando terminei a leitura, fiquei um pouco desapontada por não ter o final que eu esperava. Porém, pensando melhor, percebi que esse era exatamente o final que eu precisava! Esse não é o melhor romance que eu já li da autora (li dois e estou com outro em andamento), o que se justifica, se pensarmos que Depois do Sim foi publicado nos Estados Unidos em 2014, bem antes de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Mas, com certeza é muito bom e traz, além de reflexões necessárias, aquele calorzinho no coração que temos precisado tanto!

Adquira Depois do Sim na Amazon

Se você se interessou por Depois do Sim, compre seu exemplar com meu link de associada Amazon! Você não paga nada a mais pelo seu livro e ainda me ajuda muito com uma pequena comissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: