Sejamos todos feministas

13925_gg

Sejamos todos feministas, livreto de Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras, 2015, 63 páginas), nigeriana feminista, autora dos livros Meio sol amarelo (2008), Hibisco Roxo (2011) e Americanah (2014), é uma versão modificada de uma palestra proferida pela autora no TEDxEuston, em dezembro de 2012. Convidada a palestrar, preferiu falar sobre o feminismo, assunto ainda espinhosos em uma sociedade que se diz igualitária e sem preconceitos. (Adquira seu exemplar na Amazon ou na Livraria da Travessa)

Adquira Sejamos Todos Feministas
opportunity-for-african-writers-to-study-with-chimamanda-adichie

Com várias histórias de experiência própria e de suas amigas nigerianas e americanas, a autora nos faz pensar no modo como as mulheres são tratadas atualmente. Temos relatos sobre o medo de se declarar feminista e não se casar ou destruir um relacionamento, outras vezes em que mulheres agiram de maneira que foram repreendidas, enquanto homens agindo da mesma forma teriam angariado muitos elogios; mulheres desacompanhadas confundidas com prostitutas e, quando acompanhadas, tratadas como se não estivessem ali.

A ativista aborda a forma desigual que criamos nossas crianças, incentivando os meninos a se portarem de forma mais ativa na sociedade e as meninas, a serem submissas e não esperarem muito do futuro e de si mesmas.

Em alguns momentos, podemos ter a impressão de que nosso país está mais “evoluído” na questão da igualdade de gêneros, mas fica a dúvida se não estamos apenas mascarando o que realmente acontece conosco e se, internamente, não temos os mesmos ímpetos daqueles que reprovamos em público.

Discurso extremamente envolvente, coerente e necessário em nosso mundo ainda tão desigual. Um texto que pode (e deve) ser utilizado na conscientização de pessoas, desmistificando o significado real que a palavra “feminismo” guarda. Leitura indispensável para aqueles que querem um mundo melhor e mais justo!

Adquira Sejamos Todos Feministas

Links para adquirir os livros relacionados ao post:

4 comentários em “Sejamos todos feministas

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: