
Sejamos todos feministas, livreto de Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras, 2015, 63 páginas), nigeriana feminista, autora dos livros Meio sol amarelo (2008), Hibisco Roxo (2011) e Americanah (2014), é uma versão modificada de uma palestra proferida pela autora no TEDxEuston, em dezembro de 2012. Convidada a palestrar, preferiu falar sobre o feminismo, assunto ainda espinhosos em uma sociedade que se diz igualitária e sem preconceitos. (Adquira seu exemplar na Amazon ou na Livraria da Travessa)

Com várias histórias de experiência própria e de suas amigas nigerianas e americanas, a autora nos faz pensar no modo como as mulheres são tratadas atualmente. Temos relatos sobre o medo de se declarar feminista e não se casar ou destruir um relacionamento, outras vezes em que mulheres agiram de maneira que foram repreendidas, enquanto homens agindo da mesma forma teriam angariado muitos elogios; mulheres desacompanhadas confundidas com prostitutas e, quando acompanhadas, tratadas como se não estivessem ali.
A ativista aborda a forma desigual que criamos nossas crianças, incentivando os meninos a se portarem de forma mais ativa na sociedade e as meninas, a serem submissas e não esperarem muito do futuro e de si mesmas.
Em alguns momentos, podemos ter a impressão de que nosso país está mais “evoluído” na questão da igualdade de gêneros, mas fica a dúvida se não estamos apenas mascarando o que realmente acontece conosco e se, internamente, não temos os mesmos ímpetos daqueles que reprovamos em público.
Discurso extremamente envolvente, coerente e necessário em nosso mundo ainda tão desigual. Um texto que pode (e deve) ser utilizado na conscientização de pessoas, desmistificando o significado real que a palavra “feminismo” guarda. Leitura indispensável para aqueles que querem um mundo melhor e mais justo!
Links para adquirir os livros relacionados ao post:
- Sejamos todos feministas: Amazon
ou Livraria da Travessa
- Meio sol amarelo: Amazon ou Livraria da Travessa
- Hibisco Roxo: Amazon
ou Livraria da Travessa
- Americanah: Amazon ou Livraria da Travessa
Adorei!
O blog tem sempre informações mto legais!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita!
Volte sempre para mais assuntos impactantes! 😉
CurtirCurtir