8 livros para ler no 8 de março

Estamos nos aproximando do Dia Internacional da Mulher, um dia de luta, um dia de lembrarmos do que já conquistamos e do muito que temos a conquistar. O espaço literário, como parte da cultura em que estamos inseridos, é cheio de preconceitos e machismo e muitas são as autoras mulheres que ficam esquecidas nas prateleiras das livrarias e bibliotecas, isso quando conseguem ser publicadas. Durante o mês de março, vamos fazer publicações dedicadas às mulheres e às nossas lutas, sempre relacionadas ao mundo literário, tanto aqui no blog, como no Instagram (se você ainda não segue nosso perfil, é só procurar por @carol.papoliterario para não perder mais nada).

Banner para compra de livros na Amazon

Dito isso, vamos dar início a esse mês lindo com 8 livros para ler no 8 de março (ou no ano inteiro), todos escritos por mulheres:

Tina: Respeito

8 livros para ler no 8 de março - Tina: Respeito

É claro que eu não poderia começar a lista com outro título! Melhor leitura de 2019, Tina: Respeito não é exatamente um livro, mas merece estar nos 8 livros para ler no 8 de março, por ser uma HQ muito necessária, lindamente produzida pela Fefê Torquato para a Graphic MSP, que narra o início da carreira jornalística da protagonista, quando ela se depara com a realidade cruel do assédio no trabalho (mas não apenas no trabalho). Uma obra que acolhe, instrui e protesta ao mesmo tempo! Leia a resenha completa.

As Alegrias da Maternidade

8 livros para ler no 8 de março - As Alegrias da Maternidade

Uma das minhas leituras mais recentes, mas já tem endereço certo no meu coração. As Alegrias da Maternidade é um livro dolorido, que aborda a visão sobre a mulher, onde apenas se pode atingir a plenitude ao ser mãe, num clima de opressão, cobrança e sofrimento, que angustia e faz refletir. Com um título abertamente irônico, a narrativa envolvente leva o leitor e a leitora a questionarem sobre papeis de gênero, ao mesmo tempo em que nos perguntamos onde moram, de fato, as tais alegrias. Leia a resenha completa.

Sejamos todos feministas

8 livros para ler no 8 de março - Sejamos todos Feministas

Livreto bastante conhecido e que foi resenhado no blog há algum tempo, Sejamos todos feministas é um discurso de Chimamanda Ngozi Adichie proferido no TEDxEuston, em dezembro de 2012. Em sua fala, a ativista aborda de forma bastante clara os problemas enfrentados pelas mulheres (em especial as nigerianas, já que conta vários casos acontecidos com ela e suas amigas em seu país natal), e que são causados pela forma machista como ainda somos tratadas. Um livro bem rápido de ser lido, porém profundo e extremamente necessário a todos. Leia a resenha completa.

O Diário de Anne Frank

8 livros para ler no 8 de março - O Diário de Anne Frank

Segunda Guerra Mundial e duas famílias escondidas num anexo holandês minúsculo podendo a qualquer momento serem descobertas e levadas pelas tropas alemãs para os campos de concentração. E no meio disso tudo, uma adolescente escreve em seu diário, contando o cotidiano em meio ao conflito, esperando que tudo ficasse bem algum dia e que suas anotações pudessem ter algum valor. Considerado um grande registro histórico e conhecido mundialmente, O Diário de Anne Frank segue sendo o relato mais incômodo do período histórico que eu já encontrei. Leia a resenha completa.

O Diário de Myriam

8 livros para ler no 8 de março - O Diário de Myriam

Um país em guerra e uma menininha narrando todos os tormentos em seu diário. Muitos comparam a obra com O Diário de Anne Frank, mas acredito que as semelhanças acabam aqui. Myriam é bem mais nova, vive em Alepo, na Síria, não escuta a guerra de longe, mas corre pelas ruas para não levar um tiro ou volta de sua escola passando por poças de sangue onde pouco tempo antes uma bomba explodiu. O diário termina, sua guerra ainda não. O Diário de Myriam é um grito de socorro e um apelo aos corações. Leia a resenha completa.

Só os Animais Salvam

Outro livro que já faz parte da minha lista de favoritos e que vivo recomendando a todos, Só os Animais Salvam é um livro de contos, em que cada um é protagonizado por um animal inserido em um conflito humano presente na nossa historiografia. Em muitos momentos, fica difícil saber quem é realmente o animal nas histórias, se o protagonista ou o bicho homem. A obra é de uma profundidade perturbadora e eu recomendo que seja degustado aos poucos. Prepare o lencinho. Leia a resenha completa.

A Bela e a Fera

8 livros para ler no 8 de março - A Bela e a Fera

Esse livro é um combo com duas histórias, já que traz a versão clássica de A Bela e a Fera e também a versão original (ou pelo menos a primeira que foi escrita e publicada). Já adianto que é preciso se desapegar da versão Disney do conto para apreciar as versões presentes na obra, e a fascinação por contos de fadas em suas versões mais antigas e menos açucaradas alteradas ajuda bastante. A edição está belíssima e a aura de encanto dos contos prende até o fim. Leia a resenha completa.

As Brumas de Avalon

8 livros para ler no 8 de março - As Brumas de Avalon

Encontrada em volume único ou em quatro volumes distintos, As Brumas de Avalon é uma coleção que remonta às lendas arturianas, mas sob o ponto de vista das mulheres da história, em especial de Morgana, tida como a vilã na maioria das versões da lenda e aqui retratada com grande complexidade e sem a carga do mal absoluto. Uma história para quem gosta de magia, de mulheres fortes e incríveis, de calhamaços, e da aura de mistério que envolve as lendas dos primórdios dos países que conhecemos hoje. Leia a resenha completa.

Banner para compra de livros na Amazon

Além desses 8 livros para ler no 8 de março, tem muitos outros livros escritos por mulheres incríveis, resenhados aqui no blog ou não. Aliás, você tem algum para me indicar? Adoro receber indicações! Deixe nos comentários.

Boas leituras!

2 comentários em “8 livros para ler no 8 de março

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: