Os 5 indicados ao Oscar para Melhor Roteiro Adaptado de 2020

Não, o tema do blog não mudou. Acontece que muitas vezes o universo literário e o cinematográfico se misturam e são muitos os filmes que se inspiram em livros, como A Menina que Roubava Livros, A invenção de Hugo Cabret e até mesmo Memórias Póstumas de Brás Cubas já ganhou uma adaptação! E a maior premiação do cinema tem uma categoria toda especial para isso: a de melhor roteiro adaptado.

Adquira seu exemplar

Bem, na verdade, essa categoria não é apenas para filmes que se baseiam na literatura, mas que são inspiradas em obras pré-existentes. Mas, esse ano, dos 5 indicados, 4 são baseados em livros e 1 em HQ. Perfeito, não? Sendo assim, senhoras e senhores, apresento a vocês os indicados de 2020 para a categoria de melhor roteiro adaptado e as obras que os inspiraram:

1 – Adoráveis Mulheres

Capa do livro Mulherzinhas, que inspirou o filme Adoráveis Mulheres, que concorre ao Oscar 2020 de Melhor Roteiro Adaptado.

Adaptação do livro Mulherzinhas, clássico da literatura americana, disponível em diversas editoras, escrito por Louisa May Alcott e publicado originalmente em 1868 (adquira na Amazon ou na Livraria da Travessa). A história original tem inspiração autobiográfica e narra a trajetória de quatro irmãs crescendo em meio à Guerra Civil Americana, com a ausência do pai e com a mãe precisando trabalhar para sustentar a família. O filme teve diversas adaptações e a mais recente, que concorre ao Oscar, não utiliza a narrativa linear, o que a distancia um pouco da obra escrita. Ficou uma obra linda e adorável, como o próprio título.

Adoráveis Mulheres já ganhou outros prêmios e foi indicado ao Oscar em outras 4 categorias: melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, figurino e trilha sonora original. Confira o trailer:

2 – O Irlandês

Capa do livro O Irlandês, que inspirou o filme de mesmo nome, que concorre ao Oscar 2020 de Melhor Roteiro Adaptado.

Esse longa é um original da Netflix e foi baseado no livro de Charles Brandt, I Heard You Paint Houses, de 2004, relançado recentemente no Brasil com o mesmo título do filme (adquira na Amazon ou na Livraria da Travessa). A narrativa nos leva aos bastidores da mafia nos Estados Unidos, através do protagonista Frank Sheeran, um matador de aluguel. A história é baseada em fatos reais, o que torna tudo muito mais intenso. O filme de Martin Scorcese conta com tecnologia visual de rejuvenescimento dos atores principais, 3 horas de duração e está incrível!

O Irlandês já ganhou outros prêmios e conta com mais 9 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator coadjuvante (com dois indicados, Al Pacino e Joe Pesci), direção, fotografia, figurino, edição, design de produção e efeitos visuais. Assista ao trailer:

3 – JoJo Rabbit

Capa do livro O céu que nos oprime, que inspirou o filme JoJo Rabbit, que concorre ao Oscar 2020 de Melhor Roteiro Adaptado.

A obra cinematográfica é a adaptação de um livro ainda não traduzido para o português (ao que pude averiguar), que recebe o nome de Caging Skies, de Christine Leunens, publicado em 2008 (Edit: descobri que existe sim a tradução para o português e o título é O Céu que nos oprime. Adquira seu exemplar pela Amazon ou pela Livraria da Travessa). A história se passa na Alemanha nazista e é contada por Johannes, um garoto que deseja avidamente entrar para a juventude hitlerista, sem saber que seus pais estão abrigando uma menina judia em sua casa. O livro não é muito bem aceito pela forma como representa personagens e contexto. A obra cinematográfica parece ter melhorado a história, segundo o que pude conferir pelas críticas, embora ainda apresente alguns pontos falhos.

JoJo Rabbit já conquistou alguns outros prêmio e concorre a mais 5 categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, figurino, direção de arte e montagem. Confira o trailer:

4 – Dois Papas

Capa do livro Dois Papas, que inspirou o filme de mesmo nome, que concorre ao Oscar 2020 de Melhor Roteiro Adaptado.

O livro e o filme saíram quase juntos (o primeiro em maio e o segundo em dezembro de 2019) e são escritos pela mesma pessoa, o que leva a crer que a adaptação cinematográfica já estava prevista durante a produção da obra literária (adquira seu exemplar na Amazon ou na Livraria da Travessa). A narrativa conta de forma romanceada os acontecimentos desde o falecimento de João Paulo II até a escolha de Francisco I como novo papa, passando pela renúncia de Bento XVI. Também original da Netflix, a obra tem suas licenças poéticas e conta com flashbacks das vidas dos dois papas antes de se tornarem chefes da Igreja. Um filme bonito, interessante e que faz o espectador refletir.

Dois Papas já ganhou alguns memes prêmios e concorre ao Oscar também nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante. Veja o trailer:

5 – Coringa

Capa da história em quadrinhos Piada Mortal, contendo o personagem da DC que inspirou o filme Coringa, que concorre ao Oscar 2020 de Melhor Roteiro Adaptado.

Líder de indicações ao Oscar 2020 (com 11 no total), o longa é baseado no vilão do universo DC, embora não se inspire em nenhuma história específica (adquira os quadrinhos com o vilão na Amazon e na Comix). Contando uma origem bastante diferente para o personagem do que já foi visto nas HQs e no cinema, Coringa é um filme forte, impactante e que dividiu opiniões. Arthur, que tem transtornos psiquiátricos, trabalha como palhaço durante o dia e tenta a carreira de comediante à noite, numa Gotham caótica e quebrada. Decisões erradas de sua parte (e a falta de um olhar humano sobre ele) começam a tomar grandes proporções, levando personagens e espectadores a uma trajetória intensa e angustiante. O trabalho de todos nesse filme está impecável e Joaquin Phoenix entrega-se completamente ao protagonista numa transformação perfeita!

Após ter ganhados muitos prêmios, Coringa concorre ao Oscar 2020 também nas categorias: melhor filme, melhor ator, direção, fotografia, edição, cabelo e maquiagem, montagem, trilha sonora original, edição de som, mixagem de som. Veja o trailer:

E você, já viu todos os filmes listados aqui? Qual a sua aposta para o vencedor e qual você acredita que deveria ganhar? Deixe aqui nos comentários!

Boas leituras e boa sessão!

6 comentários em “Os 5 indicados ao Oscar para Melhor Roteiro Adaptado de 2020

Adicione o seu

  1. Show!
    Adorei!
    União das duas delícias da vida, livros e filmes!
    Assiti o Coringa e não vejo a hora de assistir os outros.
    Agora com mais entusiasmo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: